Iris de Araújo defende ampliação do prazo para que estados e municípios regularizem suas contas



Ao discursar em Plenário nesta terça-feira (13), a senadora Iris de Araújo (PMDB-GO) defendeu projeto de resolução de sua autoria que amplia o prazo para que estados e municípios - incluindo-se aí suas respectivas autarquias, fundações e estatais - regularizem suas contas. Sem tal ajuste, seus pedidos de empréstimos não podem ser aprovados pelo Senado. O projeto da senadora - o PRS 35/06 - estende o prazo que havia se encerrado em 31 de maio último para 31 de dezembro deste ano.

Entre os itens exigidos de estados e municípios - e também do Distrito Federal - estão, de acordo com a Resolução do Senado 43/01, as "certidões que atestem a regularidade junto ao Programa de Integração Social (PIS), ao Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), ao Fundo de Investimento Social (Finsocial), à Contribuição Social para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)".

- Verificamos que muitas administrações estaduais e municipais ainda não concluíram seus ajustes, não estando, portanto, habilitadas a controlar sua adimplência em todas as suas instâncias, o que as impede de contrair empréstimos - ressaltou Iris.

O projeto de resolução da senadora já foi aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e poderá ser apreciado em regime de urgência pelo Plenário da Casa.



13/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


CAE prorroga prazo para que estados e municípios regularizem situação e contratem operação de crédito

Senado aprova projeto que aumenta prazo para regularização de contas de estados e municípios

Iris de Araújo defende prioridade para votação da reforma política

Iris de Araújo defende negociação de reforma

Iris de Araújo defende investimentos públicos em agronegócio

Iris de Araújo defende valorização do empregado doméstico