Íris de Araújo toma posse e pede o apoio dos parlamentares ao governo Lula



Logo após tomar posse no Senado Federal nesta terça-feira (25), a senadora Íris de Araújo (PMDB-GO) conclamou os parlamentares a darem apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, afirmou, restituiu a auto-estima do povo brasileiro. Ela ressaltou que a primeira tarefa é o apoio irrestrito ao programa Fome Zero.

- O momento é da mais suprema responsabilidade para que se execute a tarefa maior de restituir a dignidade a nossa gente - afirmou.

Íris de Araújo, que é esposa do ex-senador Íris Rezende, assume no lugar do senador Maguito Vilela (PMDB-GO), que se licenciou por cinco meses. Ela foi empossada pelo senador Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO), que presidia a sessão, e acompanhada até a tribuna pelos senadores Serys Slhessarenko (PT-MT), Demóstenes Torres (PFL-GO) e Ney Suassuna (PMDB-PB).

Em seu discurso de posse, a senadora defendeu o estabelecimento, em comum acordo com o Executivo, de um calendário para o debate pormenorizado das reformas. O governo, de sua parte, disse a senadora, deve agilizar um projeto piloto das reformas para que possa sofrer os reparos e receber as contribuições do Congresso.

Íris de Araújo fez um breve histórico de sua atuação pública, que teve início na década de 60, quando, ao lado de Íris Rezende, assumia as tarefas sociais na Prefeitura de Goiânia. Ela lembrou também sua participação na campanha pelas Diretas Já e sua inclusão, como a primeira mulher a disputar a vice-presidência da República no Brasil, na chapa de Orestes Quércia, em 1994. Posteriormente, Iris Araújo seria eleita para a primeira suplência do Senado e assumia o comando do Diretório Estadual do PMDB goiano.

A senadora disse que pretende dar prioridade em seu mandato a projetos que beneficiem as crianças, os idosos e as mulheres.

Em aparte, Íris Araújo foi saudada pelos senadores Ney Suassuna (PMDB-PB), Demóstenes Torres (PFL-GO), Mão Santa (PMDB-PI), Paulo Octávio (PFL-DF), Patrícia Gomes (PPS-CE) e Renan Calheiros (PMDB-AL).



25/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Iris de Araújo pede ao governo que promova o crescimento

Marcelo Araújo toma posse como secretário da Cultura

Iris de Araújo acredita que Lula cumprirá promessas de campanha

Iris Araújo pede ao Congresso que retire impostos sobre cesta básica

Iris de Araújo sugere que governo baixe os juros com cautela

Íris de Araújo conclama governo a mudar logo o país