Jader nega que tenha se beneficiado de desvios do Banpará



O presidente licenciado do Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), negou taxativamente que tenha se beneficiado de qualquer operação de desvio de recursos públicos do Banco do Estado do Pará (Banpará). A afirmação foi feita durante depoimento do senador aos membros da comissão especial do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que investiga denúncias contra ele e também em entrevista que Jader concedeu à imprensa após a reunião na manhã desta quarta-feira (dia 29).

- Não me beneficiei e não participei de nenhum desvio do Banpará e quem diz isso não sou apenas eu, mas o próprio Banco Central, que afirma, em seus relatórios, que não conseguiu detectar nenhum dado que pudesse me incriminar - declarou Jader, acrescentando: "Respondi a todas as questões. O resto é conversa fiada".

Ele criticou a forma como os trabalhos vêm sendo conduzidos pela comissão do conselho, lembrando que os fatos sob apuração não dizem respeito ao mandato parlamentar.

- Vocês acham que seria justo que o senador José Sarney (PMDB-AP) fosse questionado, por exemplo, por atos que praticou no governo pelos idos de 1966? E o senador Romeu Tuma (PFL-SP), por suas ações na Superintendência da Receita Federal do ex-presidente Collor de Mello? Esse assunto não tem nada a ver com decoro parlamentar e está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal. Tudo que está acontecendo não passa de uma fantasia montada por meio de um noticiário espúrio que tem o objetivo de denegrir minha imagem - afirmou Jader Barbalho.

Ele ainda contestou o relatório do inspetor do Banco Central Abrahão Patruni, que o acusa de haver participado do esquema do Banpará. "Esse trabalho foi uma ilação e foi desconceituado pela própria instituição a que pertence esse funcionário", reafirmou Jader.

Perícia judicial

Jader Barbalho informou que vai solicitar a realização de uma perícia judicial, de caráter independente, que possa dirimir, de forma definitiva, as dúvidas que recaem sobre a sua inocência no caso Banpará.

- Essa auditoria vai provar que tudo o que está sendo dito sobre meu envolvimento neste caso é mentira. Na perícia judicial não vai acontecer a manipulação dos dados - afirmou.

Volta à presidência do Senado

"Reassumir a presidência é uma questão de bom senso", disse o senador Jader Barbalho ao anunciar seu retorno ao cargo em meados de setembro. Ao responder a jornalistas sobre a possibilidade de ficar constrangido com a situação atual, de estar sendo investigado, o parlamentar paraense declarou:

- Não posso ficar constrangido pela mentira dos outros. Não vou me acovardar por causa das mentiras dessas pessoas - afirmou o senador.

Requerimento de Dutra

Jader Barbalho também negou que tenha retardado, em qualquer momento, a tramitação do requerimento do senador José Eduardo Dutra (PT-SE) que solicitava ao Banco Central o envio dos relatórios sobre o caso Banpará.

- Não atrapalhei de nenhuma maneira. Pelo contrário, a solicitação foi apresentada no dia 5 de março e eu pedi diretamente ao presidente daquela instituição financeira, Armínio Fraga, o encaminhamento de todos os documentos sobre o caso para conhecê-los. Quanto aos prazos, esses são inerentes aos trabalhos da Mesa - disse.

29/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesquita nega ter sido beneficiado por ato secreto e apresenta documentação

NABOR DESTACA NOTA EM QUE IRIS NEGA TER BENEFICIADO GOIÁS

Jader se diz inocente no caso Banpará

Jader considera Banpará caso encerrado

Jader informa que relatório do BC sobre Banpará foi encaminhado ao MP

Jader pede cópia de relatório do BC sobre Banpará