Jayme Campos quer maior controle sobre alimentos não-saudáveis




Reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, nesta terça-feira (5), levou o senador Jayme Campos (DEM-MT) a defender a regulamentação da propaganda de produtos ricos em gorduras, açúcares e sódio. Segundo o texto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já editou resolução para obrigar os fabricantes desses alimentos a colocarem alertas nas embalagens sobre os riscos de seu consumo excessivo para a saúde. Essa exigência encontra-se suspensa, entretanto, por liminar judicial obtida pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (Abia).

A preocupação de Jayme Campos com o assunto já é antiga. Em 2007, ele apresentou projeto de lei (PLS 196) para determinar que os rótulos de algumas bebidas - como refrigerantes - especifiquem seu teor calórico e alertem para o risco de obesidade associado ao seu consumo excessivo. O parlamentar fez um apelo pela aprovação da proposta, relatada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

- Se os instrumentos normativos da Anvisa não têm sido suficientes, então que fortaleçamos seus recursos coercitivos introduzindo, via legislação ordinária, dispositivos que protejam o cidadão e a família brasileira da nefasta exposição a apelos comerciais sem restrições, que põem em grave risco de vida grande parte de nossa população - afirmou.



05/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jayme Campos: Copa do Mundo e Olimpíadas podem incentivar hábitos saudáveis

Jayme Campos quer atenção do Congresso a projetos sobre comunicações

Jayme Campos quer que Congresso delibere sobre demarcação de terras indígenas

Jayme Campos defende menção do teor calórico nos rótulos dos alimentos

Aumento da produção de etanol não vai causar desabastecimento mundial de alimentos, diz Jayme Campos

Jayme Campos apresenta projeto de lei para incentivar controle ambiental