João Pedro defende aprovação de proposta que estabelece voto aberto para todas as decisões



O senador João Pedro (PT-AM) defendeu, na sexta-feira (14), em discurso no Plenário, a proposta de emenda à Constituição (PEC) do senador Paulo Paim (PT-RS) que estabelece o voto aberto para todas as sessões e votações no Senado. A PEC 50/06 tramita com outras três proposições, todas com o objetivo de mudar as regras de votação no Senado.

João Pedro é relator do segundo processo do PSOL contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, que está tramitando no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, e seu parecer será apresentado a partir de segunda-feira (17).

Para o parlamentar, é lamentável que o Senado deixe de debater questões importantes para o país, como crescimento da economia, situação do emprego, energia, infra-estrutura e assuntos relacionados com a Amazônia, a pesquisa e as universidades. São esses temas, entre outros, segundo ele, que interessam diretamente à população.

- Lamentavelmente, nesses 120 dias, o Congresso deixou de discutir assuntos importantes para o povo brasileiro, e ficamos aqui enterrados numa única questão: julgar o presidente do Senado - disse.

Ao defender a PEC 50/06, João Pedro registrou que o PT, historicamente, defende o voto aberto, e lembrou de outra PEC, apresentada pelo senador Tião Viana (PT-AC) com o mesmo objetivo, que foi rejeitada pelo Senado, segundo ele, graças aos votos dos parlamentares que hoje defendem o voto aberto, integrantes do PSDB e do DEM.

A observação provocou reação do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que, em aparte, admitiu ter realmente mudado de posição para defender o voto aberto. Para Heráclito, o PT não pode ser lembrado somente pela sua coerência com relação a esse assunto, pois seus parlamentares absolveram, em votação na Câmara, os deputados que participaram do chamado "mensalão" - esquema montado para aprovar matérias de interesse do governo no Legislativo, por meio de recebimento indevido de dinheiro.

- Em 2002, o PT combatia a corrupção e pregava cadeia para os corruptos. Portanto, não confunda seus propósitos pessoais com os de seu partido - rebateu Heráclito.

O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) - também em aparte - disse que a atuação de João Pedro é eficiente e sua trajetória pela política é ética.

Amorim

João Pedro criticou o jornalista Paulo Henrique Amorim, contando que, em seu blog publicado na quinta-feira (13), o jornalista manifestou preconceito contra o Nordeste, particularmente o Piauí.

- O que está escrito ontem (quinta-feira) no blog do Paulo Henrique Amorim é de uma infelicidade...Merece nossa solidariedade com o Piauí. Como ainda há preconceito contra o Nordeste! Fico pasmo de ver um jornalista renomado fazendo uma comparação para desqualificar um estado tão brasileiro como os demais - criticou o senador.

Em aparte, Heráclito Fortes disse que tais comentários sobre o Nordeste são elitistas e ditos por pessoas elitistas.

- Talvez os anos dourados de Paulo Henrique Amorim em Nova York tenham desvirtuado sua visão do Brasil, das desigualdades regionais etc - disse Heráclito.

14/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sérgio Souza defende o voto aberto em todas as decisões do Legislativo

Gilvam Borges defende o voto aberto em todas as decisões do Congresso

Pedro Simon defende aprovação da PEC do voto aberto

Senadores rejeitam o voto aberto para todas as decisões do Poder Legislativo, mas falta um destaque ainda

Paim comemora aprovação pela CCJ do voto aberto nas decisões do Legislativo

Alvaro Dias pede aprovação de PEC que estabelece voto aberto em cassação de mandato