Sérgio Souza defende o voto aberto em todas as decisões do Legislativo



O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) defendeu, nesta quarta-feira (26), o voto aberto em todas as votações do Legislativo. O senador refutou os argumentos dos parlamentares contrários ao voto aberto nas deliberações sobre vetos presidenciais e na indicação de autoridades. Ele frisou que o voto aberto amplo permite que o cidadão acompanhe o desempenho de seus representantes no Congresso, nas câmaras de vereadores e nas assembleias legislativas.

De acordo com o senador, o argumento de que os parlamentares poderiam sofrer represálias da autoridade indicada ou do Poder Executivo, no caso dos vetos, não é válido porque o cidadão não permitirá que o seu representante seja perseguido pela maneira como votou.

- Penso que o cidadão brasileiro vai estar acompanhando, passo a passo, a ação e a atitude de seu representante no Congresso Nacional e não vai permitir que aquele que recebeu um voto contrário venha a perseguir um parlamentar neste Congresso – disse.

Em relação ao voto secreto na cassação de parlamentar, Sérgio Souza disse que essa modalidade de votação deve ser eliminada com urgência. O senador lembrou que o Conselho de Ética da Câmara aprovou uma nova representação contra o deputado Natan Donadon que, condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 13 anos de prisão, foi absolvido pelo Plenário daquela Casa e mantém o mandato, embora preso.

- Como será a postura da Câmara dos Deputados? Vai se repetir? Será diferente? Não sabemos. Mas, se o voto for aberto, não tenho nenhuma dúvida que a postura da Câmara dos Deputados será diferente, será pela cassação. Para que não venhamos a correr qualquer risco, precisamos aprovar o fim do voto secreto. – afirmou.

Sérgio Souza acrescentou que até mesmo a solução para a reforma política passa pela aprovação do voto aberto. Para ele, quanto mais exposição tiver o parlamentar das suas ações no Congresso Nacional, mais crítico será o eleitor quando do momento da escolha dos seus representantes.

- Clamo aos meus colegas que possamos assumir esse compromisso perante a sociedade brasileira: o voto aberto é necessário para que, de fato, haja transparência e venhamos a ter a tão sonhada reforma política – ressaltou.



26/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Indicado relator, Sérgio Souza diz que apoia voto aberto em todas as votações

Senadores rejeitam o voto aberto para todas as decisões do Poder Legislativo, mas falta um destaque ainda

Gilvam Borges defende o voto aberto em todas as decisões do Congresso

Rollemberg defende voto aberto em todas as votações do Legislativo

João Pedro defende aprovação de proposta que estabelece voto aberto para todas as decisões

Paim comemora aprovação pela CCJ do voto aberto nas decisões do Legislativo