Jorge Viana elogia governo, mas diz que há muito para fazer pelo meio ambiente



Depois de registrar a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste dia há 40 anos, o senador Jorge Viana (PT-AC) parabenizou a presidente Dilma Rousseff pelo pacote de medidas ambientais anunciado nesta terça-feira (5) para comemorar a data. Para o senador, o Brasil ainda enfrenta muitos problemas na questão ambiental, mas é um dos poucos países do mundo que “tem feito o dever de casa”.

Um exemplo, disse, são os números recordes de redução de desmatamento, apresentados pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Dados consolidados do Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal (Prodes) indicam que, entre agosto de 2010 e julho de 2011, houve uma redução de 8% no desmatamento em comparação com o período anterior. Na avaliação de Jorge Viana, a queda marca uma “mudança histórica” na agenda ambiental do país, que teve início em 2004, ainda no governo do ex-presidente Lula.

Apesar das boas notícias, o senador reconheceu que ainda há muito trabalho a ser feito. Segundo ele, o Brasil carrega duas grandes responsabilidades. A primeira é de se tornar um dos maiores produtores de alimentos do mundo e atender ao clamor mundial de combate à fome. A segunda é de preservar o meio ambiente, sendo guardião de inúmeras biodiversidades, como a Amazônia, e de uma das maiores reservas de água doce do planeta.

- É importante que o país saia desse improdutivo embate de meio ambiente e produção – ressaltou o senador, lembrando que só conciliando esses dois aspectos, por meio do desenvolvimento sustentável, o Brasil conseguirá diminuir a pobreza e servir de exemplo para o resto do planeta.

Jorge Viana afirmou ainda que a contribuição do Senado para que o país alcance esta meta será a de aliar ambientalistas e produtores rurais durante a apreciação da MP 571/2012, que altera pontos do novo Código Florestal. O senador será integrante da comissão mista do Congresso a ser instalada nesta terça para analisar a matéria.



05/06/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para Garibaldi, Jorge Viana no Ministério do Meio Ambiente daria mais sustentação política ao governo

Meio Ambiente: Propostas do governo paulista são aprovadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente

Jorge Viana: posições de ex-ministros da Agricultura e do Meio Ambiente são antagônicas

Jorge Viana registra início da 4ª Conferência Nacional de Meio Ambiente em Brasília

Jorge Viana propõe diálogo entre ex-ministros do Meio Ambiente e da Agricultura

Anibal Diniz elogia relatório de Jorge Viana para o novo Código Florestal e prevê aprovação pelo Senado