José Jorge critica política educacional do governo Lula



O senador José Jorge (PFL-PE) criticou nesta terça-feira (11) o governo de Luiz Inácio Lula da Silva por não ter adotado uma política educacional de longo prazo com objetivos mensuráveis. Para ele, a atuação do governo se restringe à chamada "área burocrática', em prejuízo da população.

Ao fazer um apanhado de diversas análises acerca do quadro educacional brasileiro, o parlamentar afirmou que o governo Lula tem agido no dia-a-dia, elevando o volume de recursos, mas sem vencer o desafio das desigualdades regionais e da elevação da qualidade de ensino.

José Jorge citou especialistas segundo os quais muitos dos avanços no setor da educação colhidos pelo governo Lula foram plantados em governos anteriores. A administração petista também teria se valido de programas e projetos já em andamento, rebatizando-os em benefício de sua marca.

- O Partido dos Trabalhadores, que hoje comemora pequenos avanços na educação pública, votou contra o Fundef quando foi proposto pelo governo Fernando Henrique Cardoso - lembrou o senador.

José Jorge mencionou como uma iniciativa louvável - e que merece ser estudada - o conjunto de metas elaborado pelo Movimento Compromisso de Todos pela Educação, composto por empresários e organizações não-governamentais. Essas metas teriam que ser cumpridas até 2022, a fim de que o país alcançasse um nível desejável de escolaridade e conhecimentos na faixa de quatro a 19 anos.

Entre as metas estão a freqüência à escola por 98% das crianças e jovens brasileiros de quatro a 17 anos; a conclusão do ensino fundamental (8ª série) por 95% dos jovens, ao completarem 16 anos; a alfabetização de todas as crianças brasileiras até oito anos; a obtenção do nível básico dentro do Sistema de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) por 95% dos alunos e do nível acima do satisfatório, por 75% deles.

11/07/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge condena política externa do governo Lula

Mercadante elogia política educacional de Lula e critica ensino em São Paulo

José Jorge critica reunião secreta do presidente Lula

José Jorge critica acolhida de Lula a Bolívia e Venezuela

Ex-presidente Lula elogia política educacional do atual governo

José Jorge comenta apoio de Collor a Lula e diz que José Dirceu pode voltar ao governo