José Jorge registra novas denúncias contra Lula por prática de crime eleitoral



O senador José Jorge (PFL-PE) registrou, em pronunciamento nesta quarta-feira (13), novas denúncias de prática de crime eleitoral cometidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele mencionou principalmente denúncia da revista Veja, repercutida pelo jornal Folha de S. Paulo, na edição desta quarta, de que o PT recebeu e distribuiu cartilhas que exaltam realizações do governo Lula em 2004 e criticam o governo Fernando Henrique Cardoso.

As cartilhas foram encomendadas às agências de publicidade de Duda Mendonça e de Tarso Santos pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom). Segundo José Jorge, o Tribunal de Contas da União (TCU) constatou quehouve irregularidade na encomenda de 5 milhões de unidades da cartilha, cuja confecção custou aos cofres da União R$ 11 milhões. Dois milhões de unidades não teriam comprovantes de confecção, segundo o relatório do TCU. Por essa razão, assinalou José Jorge, a auditoria do tribunal cobrou das agências de Duda e Tarso a devolução de dinheiro gasto semcomprovação.

José Jorge também referiu-se a denúncia de utilização da Petrobras para a campanha eleitoral de Lula. Conforme afirmou, a empresa estatal tem repassado mais recursos destinados a doações sociais para prefeituras do PT. Segundo o senador, o PT administra apenas 7,4% das prefeituras, mas recebe 27% destes recursos da Petrobras. As prefeituras do PSDB e do PFL, ressaltou, recebem apenas 14%.

A denúncia de que o presidente Lula ordenou operação de repasse de recursos para a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí comprar ambulâncias de empresas licitadas irregularmente, entre elas a Planam,do empresário Luiz Antonio Vedoin, também foi citada por José Jorge. O governador do Piauí é Wellington Dias, do PT, que se candidata à reeleição. De acordo com o parlamentar, os recursos teriam sido repassados por meio de convênio do governo federal no período eleitoral, o que é proibido, e a operação é motivo de processo em exame pelo TCU.



13/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Jorge acusa coordenação da campanha de Lula de praticar "terrorismo eleitoral"

José Jorge acusa Lula de ter mentido sobre obras no horário eleitoral

José Jorge registra ressalvas feitas pelo TCU às contas do governo Lula

Grupo de Prevenção ao Crime registra mais de 360 denúncias

José Jorge comenta apoio de Collor a Lula e diz que José Dirceu pode voltar ao governo

Viagem de Lula ao Paraná é crime eleitoral, diz Alvaro Dias