Jovens rurais de Gararu serão capacitados pelo Projeto Amanhã



A partir de segunda-feira (9), os jovens do município de Gararu, situado no Alto Sertão sergipano, serão treinados a operar tratores e a manejar implementos agrícolas. A ação faz parte do Projeto Amanhã, que tem o objetivo de fomentar a organização e a capacitação de jovens rurais dos vales do São Francisco e do Parnaíba, matriculados em instituições de ensino regular ou supletivo.

O curso Operação e Manutenção de Trator Agrícola e Utilização de Implementos irá capacitar dezoito jovens durante 60 horas, distribuídas entre aulas teóricas e trabalhos de campo, até o dia 20 de setembro, quando haverá a entrega de certificados.

Nas próximas duas semanas, os participantes, de 17 a 26 anos, aprenderão sobre o funcionamento e a manutenção de um trator agrícola e a utilização correta de implementos, entre outros itens.

A iniciativa foi instituída pela Companhia da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e atende uma demanda apresentada pela população local à 4ª Superintendência Regional da Companhia, sediada em Aracaju. A capacitação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Gararu e da Associação Comunitária de Genipatuba I e II e Adjacências, que vão oferecer o espaço para a realização do curso e a alimentação dos participantes.

Projeto Amanhã

O projeto foi criado pela Codevasf, em 1993, com o objetivo de preparar os jovens para atuar com autonomia e competência em empreendimentos agropecuários e agroindustriais, proporcionando alternativas para sua inserção no mercado de trabalho e geração de oportunidades de melhoria de qualidade de vida. 

As ações do Projeto Amanhã são desenvolvidas nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Piauí, Sergipe, Alagoas e Maranhão, onde já foram capacitados mais de 16 mil jovens ao longo dos 16 anos de existência do projeto. O foco de sua atuação são as áreas de apicultura, piscicultura, caprinovinocultura e fruticultura, além de ações em áreas não-agrícolas, como corte e costura, artesanato regional, cabeleireiro e manicure. 

Fonte:
Companhia da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba 



09/09/2013 18:05


Artigos Relacionados


Projeto Amanhã qualifica mais de 1,2 mil jovens rurais em 2012

Jovens de Manaus (AM) serão capacitados para prestar informações

"LAVAGEM" DE DINHEIRO E "LEI PELÉ" SERÃO APRECIADOS AMANHÃ (DIA 11) PELO PLENÁRIO

Jovens e adultos são capacitados para Copa

Aproximadamente 26 mil jovens são capacitados por meio de programa social

Profissionais serão capacitados para expansão da radioterapia no SUS