Juristas defendem modelo acusatório para processo penal brasileiro



A comissão externa criada para elaborar o anteprojeto do Código de Processo Penal discutiu na tarde desta terça-feira (5) os princípios do novo código. Durante o debate, os juristas aprofundaram a discussão sobre o modelo acusatório do processo penal brasileiro, bem como as atividades que cabem ao juiz.

Segundo o consultor legislativo do Senado Fabiano Augusto Martins Silveira, o colegiado está convencido de que deve ser seguido o modelo acusatório no processo penal brasileiro. Por esse modelo, explicou o especialista, cada agente integrante do sistema processual desempenha um papel diferenciado e específico - a investigação cabe à Polícia e ao Ministério Público; o Ministério Público também tem a atribuição de acusar; e o juiz tem a incumbência de julgar.

Fabiano Silveira informou ainda que o atual Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3689/41), vigente há mais de seis décadas, possui resquícios do modelo inquisitorial, pelo qual o juiz também investiga com a finalidade de contribuir para a formação de provas.

A próxima reunião da comissão foi marcada para a primeira terça-feira de setembro (2), a partir das 9 h. Além da retomada do debate em torno do tema "princípios", o colegiado propôs discutir nessa reunião temas relacionados a "recursos", bem como debater a eventual previsão no Código de Processo Penal da figura de um juiz de garantias na fase da investigação preliminar.

A comissão foi instalada pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, em 9 de julho último, por sugestão do senador Renato Casagrande (PSB-ES), e tem o prazo de 180 dias para apresentar o anteprojeto do novo Código de Processo Penal. O texto final será colocado em consulta pública e, após exame e aprovação dos senadores, será transformado em projeto de código. A comissão já está recebendo contribuições da comunidade jurídica bem como do público em geral por meio do site www.senado.gov.br/novocpp ou pelo e-mail [email protected].

A comissão externa é composta por nove especialistas, cujos nomes foram sugeridos pelo presidente do Senado e pelos líderes partidários da Casa. O colegiado é coordenado pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Hamilton Carvalhido e tem como relator-geral o procurador regional da República Eugenio Pacelli.

Integram ainda a comissão o juiz federal Antonio Corrêa; o advogado e professor da Universidade de São Paulo (USP) Antônio Magalhães Gomes Filho; o advogado e ex-secretário de Justiça do estado do Amazonas Félix Valois Coelho Júnior; o advogado e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Jacinto Nelson de Miranda Coutinho; o delegado federal e presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Sandro Torres Avelar; o promotor de Justiça Tito de Souza Amaral e o consultor legislativo do Senado Fabiano Augusto Martins Silveira.



06/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Juristas estão reunidos para tratar do anteprojeto de Código de Processo Penal

Juristas dão prosseguimento ao debate para elaboração de novo Código de Processo Penal

Juristas estão reunidos para debater o novo Código de Processo Penal

Comissão de juristas vai propor reforma do Código de Processo Penal

Comissão de Juristas vai elaborar projeto de Código de Processo Penal

Juristas discutem princípio e estrutura do novo Código de Processo Penal