Laboratório norte-americano está propondo a privatização da Amazônia, alerta Arthur Virgílio



O líder do PSDB no Senado, senador Arthur Virgílio (AM), afirmou nesta terça-feira (27) em Plenário que a empresa norte-americana Arkhos Biotech está propondo que a Amazônia seja internacionalizada e tenha proteção privada. O senador classificou a proposta de "extremamente grave" e lamentou a "declaração ofensiva ao Brasil".

Arthur Virgílio sugeriu que representantes da empresa sejam convocados para prestar esclarecimentos à Subcomissão Permanente da Amazônia, da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado. O líder do PSDB informou que a notícia sobre a Arkhos Biotech ("Laboratório americano propõe privatizar a Amazônia") foi publicada no sítio eletrônico da Agência Amazônia de Notícias (www.agenciaamazonia.com.br).

A notícia informa, esclareceu o senador, que o laboratório norte-americano propõe que a Amazônia seja transformado em um "santuário de preservação sob o controle privado", pois será a única maneira "de salvar a floresta da extinção total".

- Lamento muito essa declaração, que é ofensiva ao Brasil, que é absolutamente primária, mas revela o interesse de ver a Amazônia desnacionalizada. Pensam eles que a Amazônia está à venda. Ela não está à venda! - afirmou.

Na opinião do senador, os governantes brasileiros têm a obrigação de ser "competentes na administração da Amazônia" e de enxergar a região como "uma área estratégica para o país". Já os países ricos, afirmou, precisam aprender uma nova forma de produzir, para que a vida das futuras gerações não seja comprometida. Em aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) elogiou o pronunciamento do representante do Amazonas.



27/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio considera matéria de jornal norte-americano uma grosseria

Arthur Virgílio alerta para a necessidade de cuidar da Amazônia

Arthur Virgílio alerta: Amazônia é brasileira, mas interessa à humanidade

Arthur Virgílio alerta para efeitos do aquecimento global na Amazônia

Arthur Virgílio está preocupado com os riscos de dominação na Amazônia

Situação fiscal brasileira está se deteriorando, alerta Arthur Virgílio