Arthur Virgílio alerta: Amazônia é brasileira, mas interessa à humanidade



O senador Arthur Virgílio Neto (AM), líder do PSDB, sustentou da tribuna nesta quinta-feira (8) que a Amazônia é um patrimônio nacional, mas que a humanidade -tem o direito- de exigir que ela seja desenvolvida sem devastação e sem desequilíbrios ecológicos que possam afetar o resto do mundo. Ele aplaudiu as afirmações feitas pelo arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, durante a assembléia geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Itaici (SP).

- Para ele, a -Amazônia é um patrimônio do Brasil, a serviço da humanidade-. É uma nova definição da Amazônia, que traz também uma advertência: há problemas que ameaçam a região, como a biopirataria e a ação da guerrilha e do narcotráfico da Colômbia - disse.

O senador amazonense ponderou que tais problemas sugerem ações imediatas para impedir que, em breve, o Brasil não seja capaz de controlar a região. Por isso, ele concorda com a advertência do arcebispo de Manaus de que todos os brasileiros, e não apenas as populações da região, devem se comprometer com a Amazônia.

Arthur Virgílio espera que o projeto que o governo anuncia nesta semana para a região tenha realmente eficácia para a Amazônia. Ele lamentou que o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) esteja com seu funcionamento na dependência de verbas do orçamento federal contingenciadas. Aliás, acrescentou, são verbas provenientes de financiamentos externos e, por isso, bastaria o governo autorizar sua aplicação.

- Todos nós sabemos que a água terá no futuro um valor maior que o petróleo. A cobiça internacional é um fato e não podemos nos esquecer que as maiores reservas de água doce não poluída estão na Amazônia. Temos de mostrar à humanidade que temos condições de preservar essa riqueza. É isso que a humanidade quer ver - observou.

Em aparte, o senador Pedro Simon (PMDB-RS) recomendou que a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) convide o arcebispo de Manaus, dom Luiz Soares Vieira, a expor suas idéias sobre a Amazônia.



08/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Arthur Virgílio alerta para a necessidade de cuidar da Amazônia

Arthur Virgílio alerta para efeitos do aquecimento global na Amazônia

Situação fiscal brasileira está se deteriorando, alerta Arthur Virgílio

Laboratório norte-americano está propondo a privatização da Amazônia, alerta Arthur Virgílio

Arthur Virgílio alerta para retorno da tuberculose

Arthur Virgílio alerta para retorno da tuberculose