"LEI PELÉ" É APROVADA EM REUNIÃO CONJUNTA DA CCJ, CAS E CE



O projeto de lei que institui normas sobre o desporto, a chamada Lei Pelé, recebeu hoje (dia 5) pareceres favoráveis, sem emendas,das Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Sociais (CAS) e de Educação (CE), que, em reunião conjunta, acataram cada um dos relatórios apresentados pelos senadores Leomar Quintanilha (PPB-TO), Benedita da Silva (PT-RJ) e Artur da Távola (PSDB-RJ), respectivamente.

Leomar Quintanilha, relator na CCJ, retiroutodas as 23 emendas que havia apresentado ao projeto, sendo 21 delas de redação. As outras duas emendas, que geraram discussão quanto à constitucionalidade dos artigos 26 e 57 do projeto, foram retiradas depois da argumentação apresentada pelo senador Artur da Távola.

Segundo Távola, o item III do artigo 26 revoga o caráter de inconstitucionalidade deste artigo. Já o artigo 57 seria um dispositivo "de maior justiça no projeto", pois dá oportunidade de que os recursos para a assistência social dos atletas e ex-atletas sejam recolhidos diretamente para a Federação das Associações de Atletas Profissionais (Faap).

Quintanilha disse que acolhia as observações do relator na CE, reservando-se o direito de, até a tramitação no plenário, voltar a discutir a questão.

A reunião, que contou com a presença do presidente da Casa, senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), foi presidida pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM) e constituiu-se em mais de duas horas de discussão do projetoantes da votação.

Participaram ainda dos debates os senadores José Ignácio Ferreira (PSDB-ES), José Eduardo Dutra (PT-SE), Ademir Andrade (PSB-PA), Lúcio Alcântara (PSDB-CE), Nabor Júnior (PMDB-AC), Emília Fernandes (PDT-RS), Esperidião Amin (PPB-SC), Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), Jefferson Péres (PSDB-AM), José Fogaça (PMDB-RS), Sérgio Machado (PSDB-CE) e Elcio Alvares (PFL-ES).

A proposição, que já foi encaminhada hoje (dia 05) à Mesa do Senado, será apreciada pelo plenário na próxima semana.

05/02/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


REUNIÃO CONJUNTA DA CCJ, CAS E CE IRÁ ANALISAR A 'LEI PELÉ'

"LEI PELÉ" PODE SER EXAMINADA EM REUNIÃO CONJUNTA DIA 28

PELÉ DEFENDE PROJETO DO DESPORTO EM REUNIÃO CONJUNTA DAS COMISSÕES

Comissões realizam reunião conjunta para votar mudanças na Lei Pelé

Projeto que altera a Lei Pelé será votado em reunião conjunta por quatro comissões do Senado

Aprovada mudança na Lei Pelé sobre questão de exames médicos de atletas