Lembo entrega Centro de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente em Taquaritinga



Governador também inaugurou as obras da Escola Estadual Prof. Francisco Silveira Coelho

O governador Cláudio Lembo visitou nesta sexta-feira, dia 15, a cidade de Taquaritinga, região de Araraquara, onde inaugurou o Centro de Atendimento Sócio-Educativo ao Adolescente (CASA) da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) e entregou obras de uma escola estadual.

Trata-se da oitava unidade do CASA do Estado e tanto o modelo arquitetônico, quanto a estrutura de segurança e a capacidade dos prédios seguem padrões recomendados pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Com uma área total construída de 2.482 m² a estrutura pode atender até 40 adolescentes em regime de internação e 16 em internação provisória. As unidades são divididas em duas grandes alas térreas, onde ficam instaladas a portaria, a administração e as salas para visitantes, funcionários, segurança e também os setores pedagógico, psicológico, médico, odontológico, além do refeitório.

Dois andares também compõem o projeto arquitetônico da obra: no primeiro, ficarão os dormitórios, a biblioteca e as salas de convívio; e no segundo, a cobertura do prédio, onde serão instalados uma quadra poliesportiva e um espaço para banho-de-sol e lazer. São administradas em parceria com entidades não-governamentais, que têm a responsabilidade de desenvolver as atividades pedagógicas junto aos adolescentes atendidos, além de cuidar de toda a parte operacional do prédio.

Os critérios adotados pela Febem para escolher os locais onde as unidades são construídas estão sendo feitos a partir da demanda que cada cidade apresenta em relação ao número de internos atendidos pela instituição e a disponibilidade de terrenos estaduais nesses municípios. No caso de Taquaritinga, a cidade tem, atualmente, 15 jovens em regime de internação e mais oito cumprindo medidas em meio aberto.

A unidade custou R$ 2,5 milhões e vai gerar mais de 80 novos empregos diretos no município. “Tenho certeza que este investimento é altamente humano e estamos preservando a sociedade e os jovens, que em determinado momento, se tornaram infratores”, disse o governador, que destacou a importância do novo modelo das unidades. “Esse novo modelo abrigará no máximo 60 menores e isso permite que o jovem tenha um acompanhamento quase individual, isso é excepcional para que a gente possa vencer esse problema social, completou”.

Escola Estadual

Ainda no município, o governador descerra a placa da obra de reconstrução da Escola Estadual Prof. Francisco Silveira Coelho, que atende 1.127 alunos do 2º ciclo e ensino médio. Com investimentos de R$ 450 mil foram realizadas obras em oito salas em razão de u

09/15/2006


Artigos Relacionados


Interlegis promove videoconferência sobre o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo

Lembo inaugura dois centros de atendimento socioeducativo ao adolescente em Ferraz de Vasconcelos

Governador inaugura Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Botucatu

Governador inaugura Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente em Mauá

Febem: Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente será inaugurado em Rio Claro

Febem: Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente será inaugurado em Rio Claro