Lúcia Vânia diz que é preciso discutir o excesso de encargos dos municípios



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu da tribuna que o Congresso discuta com seriedade o excesso de encargos constitucionais dos municípios, sem a devida contrapartida de recursos. Por conta disso, e com a queda na arrecadação de impostos federais, caíram nos últimos meses as verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que está levando algumas prefeituras a demitir funcionários.

- Em praticamente todo o país, os prefeitos estão suspendendo pagamento de fornecedores, demitindo funcionários, reduzindo o horário de expediente, parando obras e cortando serviços. Alguns admitem até decretar moratória com a União - disse a senadora.

Para Lúcia Vânia, -o Senado não pode e não está indiferente ao drama dos prefeitos-, lembrando que ela própria apresentou emenda propondo novos prazos de renegociação e juros menores das dívidas dos municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social. No entanto, ela vê ameaças até mesmo ao princípio solidário do sistema federativo brasileiro, porque a divisão -injusta- dos impostos prejudica em muito as prefeituras.

A União fica com 63% de toda arrecadação nacional, os estados com 24% e as prefeituras -com apenas 13%-. Assim, conforme a senadora, os municípios têm direito a participar das discussões da reforma tributária em debate entre o governo federal, os governadores e o Congresso. Observou que os prefeitos estão reivindicando uma parcela da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide).

Lúcia Vânia informou que 200 prefeitos de todo o país estavam reunidos nesta terça (5), em um dos auditórios do Senado, em Brasília, discutindo caminhos para sair da crise do momento.




05/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia reclama do excesso de medidas provisórias

Lúcia Vânia critica excesso de tributos sobre setor elétrico

Lúcia Vânia quer discutir aperfeiçoamento dos canais de comunicação do Senado

Lúcia Vânia pede mudanças no Fundo de Participação dos Municípios

Lúcia Vânia saúda 11ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Lúcia Vânia recomenda a municípios cautela nos gastos orçamentários