Lúcia Vânia diz que há descaso do governo no combate ao trabalho infantil



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) criticou o governo federal por ter deixado de combater com eficiência o trabalho infantil no país. A crítica da senadora foi feita baseada na reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada no último dia 27 e assinada por Lisandra Paraguassú, informando que o governo acabou, nos últimos 15 dias, com os Grupos Especiais de Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente, criados na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

Lúcia Vânia afirmou que esses grupos eram aliados do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e agiram na retirada de um milhão de crianças do mercado de trabalho desde 1996. Na opinião da senadora, ao acabar com a fiscalização, o governo está permitindo o aliciamento de menores e o retorno de crianças e adolescentes às condições mais desumanas e degradantes de trabalho. Um dos exemplos de local onde o Peti atuou contra o trabalho infantil foram as carvoarias de Mato Grosso do Sul.

- Vale ressaltar que o alcance social do programa foi tão grande que acabou por se tornar merecedor de prêmios por parte da Unicef e Unesco (Fundo das Nações Unidas para a Infância e Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) - disse.

Lúcia Vânia afirmou esperar que o governo tome alguma atitude em relação à situação, além de apenas apresentar pedidos de desculpas e realizar investigações tardias.



28/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia ressalta importância do combate ao trabalho infantil

Lúcia Vânia lembra Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil

Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil é lembrado no Plenário por Lúcia Vânia

Lúcia Vânia protesta contra corte de verbas para o combate ao trabalho infantil

Trabalho infantil cresce no governo Lula, diz Lúcia Vânia

Governo Lula voltou as costas para aumento do trabalho infantil, diz Lúcia Vânia