Lúcia Vânia participa de fórum sobre lei dos planos de saúde



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) representou o Senado Federal, como presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), na abertura da primeira etapa do Fórum de Saúde Suplementar, na quarta-feira (25) em Brasília. O encontro deve avaliar os cinco anos de vigência da Lei 9.656/98 que rege os planos de saúde e colher propostas para eventual mudança na legislação.

O fórum, uma realização do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Conselho Nacional de Saúde, com o apoio da Unesco, vai discutir questões como o direito à saúde, a regulação do setor, de preços e reajustes, o modelo institucional de regulação e fiscalização, a operação do setor e sua relação com o Sistema Único de Saúde (SUS).

- É uma oportunidade para seguradoras, prestadores de serviço e usuários buscarem o consenso em torno de uma questão polêmica que afeta 36 milhões de pessoas - ressaltou a senadora tucana, que parabenizou o Ministério da Saúde e a ANS pela iniciativa.

O fórum pretende identificar as divergências entre usuários, prestadores e o Sistema Único de Saúde (SUS), no sentido de garantir a qualidade da assistência integral à saúde.

Um dos problemas em discussão no encontro é a migração dos planos antigos para os novos e a política de reajustes. Cerca de 65% dos usuários dos planos têm contratos anteriores à lei, que excluem a cobertura de diversas doenças e procedimentos de diagnóstico e tratamento. Já os planos novos - contratados após a entrada em vigor da lei - estão obrigados a dar cobertura a todas as doenças reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e aos procedimentos listados pela (ANS).

Também será discutida a regulamentação de outros formatos de assistência à saúde, como o cartão desconto, os consórcios e a atenção prestada pelos institutos de previdência dos estados, assim como a integração dos planos com o SUS.

A primeira etapa do fórum termina nesta sexta-feira (27). A segunda fase está programada para agosto, e o encerramento, para setembro. Após a conclusão das três etapas, o governo terá um panorama do setor e poderá aprimorar a legislação, aproveitando as recomendações da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Planos de Saúde, instalada pela Câmara Federal.

Participaram do fórum a presidente da Comissão de Seguridade Social da Câmara, deputada Ângela Gadagnin, e o diretor da ANS, Januário Montone, representantes de entidades ligadas à defesa do consumidor, dos prestadores de serviço de saúde, de operadoras de planos de saúde e de órgãos de governo e de instituições ligadas à área científica.



26/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia diz que substitutivo sobre ato médico representa consenso entre profissionais da Saúde

Lúcia Vânia representa CAS em Fórum no Rio de Janeiro

Lúcia Vânia participa de encontro com ministro das Cidades

Consumidor: Procon-SP participa de Fórum sobre Regulamentação do Setor de Saúde

Consumidor: Procon-SP participa de Fórum sobre Regulamentação do Setor de Saúde

Lúcia Vânia defende proposta que beneficia agentes de saúde