Lúcia Vânia propõe ação conjunta pela votação dos vetos presidenciais



A presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), propôs que os senadores interessados compareçam ao gabinete do presidente do Senado, Renan Calheiros, na próxima terça-feira (20), às 15h, a fim de reivindicarem a imediata apreciação dos vetos a dispositivos das leis complementares que recriaram as Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e do Nordeste (Sudene). A reunião deverá contar com a presença da líder do governo no Congresso, senadora Roseana Sarney (PMDB-MA).

VEJA MAIS

A discussão das propostas para "restaurar os comandos normativos vetados" pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi iniciada na reunião da CDR desta quinta-feira (15). Os senadores querem que sejam incluídos na pauta do Congresso os vetos às leis complementares que instituem a Sudam e a Sudene.

Para o líder do PFL, senador José Agripino (RN), os vetos do presidente às leis complementares atingiram a alocação de recursos para financiamento dos projetos de competência da Sudam (Lei complementar 124/07) e Sudene (Lei Complementar 125/07). Portanto, alertou, a recriação das superintendências ficou somente no papel porque, sem dinheiro, elas não poderão funcionar.

O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) considerou a não-apreciação dos vetos uma distorção da democracia. Quando o Congresso não aprecia mais os vetos, afirmou o senador, está se aceitando uma ditadura do Executivo, como se fosse dito: "vetou-se e acabou-se".

- E não se pode aceitar uma situação dessas, ponderou.

O líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM), afirmou que os projetos das novas estruturas da Sudam e da Sudene são muito bons, eficazes para impulsionar o desenvolvimento das respectivas regiões. O senador avalia que os vetos do presidente Lula liquidam os projetos porque inviabilizam seu financiamento e, portanto, o funcionamento prático das superintendências.

-Vetos presidenciais precisam ser apreciados, sob pena de ele (o presidente Lula) se transformar em superpresidente e nós, um meio-Congresso. Plebiscitos demais, TV pública, isso me cheira a ditadura. Mais do que reivindicarmos a apreciação dos vetos sobre Sudam e Sudene, é preciso providenciar a apreciação de todos os vetos. Que vire uma praxe: presidente veta, ótimo, mas Congresso precisa apreciar os vetos de maneira sistemática e célere - argumentou.

Para o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), os vetos são colocados na gaveta do Congresso Nacional e lá permanecem por anos. O parlamentar acredita que uma reunião entre o presidente do Congresso e lideranças partidárias para decidir sobre a tramitação dos vetos pode acabar com o que considera uma deformação na atividade legislativa.

- Vamos apreciar todos os vetos. Está previsto na Constituição e cabe ao Congresso tomar a iniciativa, (pois isso) não é da alçada do Executivo - afirmou.



15/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia quer reunião conjunta para decisão sobre Lei de Biossegurança

Para Lúcia Vânia, vetos ao Ato Médico desrespeitam Legislativo

Lúcia Vânia anuncia audiência pública conjunta de três comissões para debater energia nuclear

Começa votação de vetos presidenciais no Congresso

Lúcia Vânia pede derrubada dos vetos à recriação da Sudene e Sudam

José Pimentel confirma votação de vetos presidenciais no dia 18