Lúcia Vânia registra publicação de obra sobre a imigração japonesa em Goiás



Em pronunciamento nesta quinta-feira (10), a senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) lembrou os 100 anos da imigração japonesa, ressaltando a importância desse processo migratório para o estado de Goiás. Ela registrou o lançamento, no dia 28 de junho último, na Associação Nipo-Brasileira de Goiás, do primeiro livro sobre o fato histórico, Meia Volta ao Mundo - Imigração Japonesa para Goiás.

A obra, informou, foi coordenada pela professora Cecília Noriko Ito Saito, do Centro de Estudos Orientais da Universidade Católica de São Paulo, e teve como base dissertação de mestrado da professora Fátima Alcídia, defendida no Curso História da Universidade Federal de Goiás (UFGO).

A obra é baseada ainda, informou a senadora, em depoimentos e arquivos da própria Associação Nipo-Brasileira, e imagens e artigos acadêmicos de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás.

De acordo com dados citados pela senadora, a população nipônica no Brasil é de 1,5 milhão, sendo que, no Centro-Oeste, existem 70 mil japoneses. Desses, 5 mil vivem em Goiás, notadamente nos municípios de Goiandira, Pires do Rio, Catalão, Anápolis, Nerópolis, Goiânia, Goianápolis e Inhumas.

- Uma vez instalados em Goiás, os imigrantes converteram-se em pequenos e médios proprietários, dedicando-se, principalmente, ao cultivo de café e a outras atividades agrícolas. Além disso, sua contribuição também pode ser sentida na área técnica em geral, na engenharia, na medicina, na odontologia, no comércio e indústria e na política - assinalou.



10/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia registra congressos sobre medicamentos e anuncia audiência pública sobre o tema

Lúcia Vânia diz que industrialização de Goiás está aumentando

Lúcia Vânia anuncia Procissão do Fogaréu em Vila Boa de Goiás

Lúcia Vânia denuncia problemas causados por assentamentos em Goiás

Lúcia Vânia parabeniza Aparecida de Goiás pelos 88 anos de emancipação

Lúcia Vânia cumprimenta professora que implantou tempo integral em Goiás