Lúcia Vânia registra congressos sobre medicamentos e anuncia audiência pública sobre o tema



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) registrou a realização nesta semana, em Goiânia, de três eventos na área de medicamentos: o 4º Congresso Brasileiro de Medicamentos Genéricos, a 3º Exposição da Indústria Farmacêutica e o 2º Congresso Nacional de Medicamentos, todos com a presença de profissionais e técnicos de todo o país. Ela também informou que a Subcomissão de Saúde, da Comissão de Assuntos Sociais, vai promover audiência publica para discutir a questão dos genéricos.

Para a senadora, um dos principais desafios do Brasil na área social é o acesso da população aos medicamentos.

- Para cerca de 50% das pessoas atendidas pelos médicos faltam condições de comprar os medicamentos prescritos, segundo dados da Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica. São 50 milhões os brasileiros com problemas de saúde diagnosticados, mas que não conseguem fazer o tratamento adequado por falta de dinheiro para ir à farmácia - disse a senadora.

O problema envolve dois aspectos graves, na opinião de Lúcia Vânia: o cidadão fica impossibilitado de curar sua própria doença, ou de um membro da família, e ainda sobrecarrega o sistema público de saúde, porque certamente terá que recorrer novamente ao posto ou hospital da rede oficial com o estado de saúde agravado.

- Cabe a pergunta: por que até hoje o governo só compra medicamentos similares, que não são submetidos a testes de garantia de eficácia e segurança, em vez de comprar os genéricos, muito mais seguros? - indagou Lúcia Vânia.

Ela informou ainda que encaminhou emenda a projeto de lei em tramitação no Senado que obriga à compra de genéricos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quando houver disponibilidade e igualdade de condições de preços com os remédios de marca. Lúcia Vânia lembrou que a dificuldade de compra de remédios no Brasil é diretamente ligada à renda.

- Em famílias que ganham até quatro salários mínimos, o salário é totalmente consumido com alimentação, aluguel e transporte - o remédio é supérfluo - disse, acrescentando que o problema se torna mais grave em casos de hipertensão, diabetes e colesterol alto, doenças que exigem medicamentos de uso continuado.

A senadora foi aparteada pelos senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e Leonel Pavan (PSDB-SC).



10/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia anuncia audiência pública conjunta de três comissões para debater energia nuclear

Para Lúcia Vânia, audiência com ministros sobre o PAC não foi satisfatória

Lúcia Vânia registra publicação de obra sobre a imigração japonesa em Goiás

Lúcia Vânia pede audiência sobre tráfico internacional de mulheres

Fornecimento de medicamentos de alto custo pelo SUS é tema de audiência pública

Situação de usuários de medicamentos sem similar nacional pode ser tema de audiência pública