Lúcia Vânia vê crise de autoridade no governo



A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) afirmou nesta quarta-feira (1º) que -o constante desencontro de opiniões entre os que estão no poder- faz crescer a sensação de falta de autoridade no governo. Para ela, falta coesão no que chamou de três poderes dentro do próprio Poder Executivo: -o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os que dão e impõem ordens e os integrantes do partido-.

Para a parlamentar, enquanto o presidente -conquista as platéias com seu discurso sincero-, um grupo palaciano -estimula o troca-troca partidário- e integrantes do Partido dos Trabalhadores contestam as propostas e projetos apresentados pelo partido no poder. Segundo ela, -as promessas e planos não cumpridos acirram ainda mais os ânimos dos que votaram em mudanças radicais-.

A falta de comando, representada pelo desencontro de opiniões na negociação das reformas, vem acompanhada por um -triste cenário como pano de fundo-, disse Lúcia Vânia. Esse cenário é composto pela queda na atividade industrial, o lucro exorbitante apresentado pelos bancos, o desemprego em alta e a crescente tensão no campo.

A representante goiana afirmou que a queda na popularidade do presidente Lula, aferida em recente pesquisa de opinião, vem da -desilusão de quem acreditou em suas propostas-. Isso faz, segundo ela, que a autoridade legítima deixe de ser reconhecida. Ela acrescentou que a estagnação da atividade econômica provoca a redução de impostos que inviabiliza a vida de estados e municípios.

Lúcia Vânia disse que é preciso trabalhar com urgência pela governabilidade e afirmou que seu partido, que tantas vezes esteve ao lado do PT na luta pela democracia, está disposto a colaborar pelo progresso do país. Para ela, -a autoridade do governo e das instituições paira acima das divergências partidárias-, mas -cabe ao governo apontar como iremos vencer o desemprego, a violência, a falta de moradia e as deficiências na educação e na saúde-.



01/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lúcia Vânia quer informações do governo brasileiro sobre crise na Parmalat

Lúcia Vânia alerta para grave crise na produção de milho

Lúcia Vânia: estabilidade trazida pelo Plano Real permitiu ao Brasil sair da crise

Lúcia Vânia diz que governo desrespeita oposição

Lúcia Vânia diz que liderança do governo foi "indelicada" com ela

Lúcia Vânia diz que governo não tem programas sociais consistentes