LÚCIO ALCÂNTRA DEFENDE QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA NO COMBATE AO DESEMPREGO



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) defendeu a qualificação da mão-de-obra como forma de combater o aumento dos índices de desemprego. Ele elogiou as medidas que vêm sendo tomadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine), no Ceará, que em apenas dois anos capacitou mais de 340 mil trabalhadores .
A instituição, na avaliação de Alcântara, "têm sido de inestimável importância na perspectiva de combate e alívio do desemprego". Ele destacou os resultados positivos obtidos no Ceará, onde o Sine tem sido reconhecido pelo Ministério do Trabalho como modelo a ser seguido.
O Sine atende trabalhadores de baixa qualificação, desempregados, micro e pequenos produtores e beneficiários do seguro-desemprego. Além disso, presta serviços de intermediação de mão-de-obra, e conta com o Programa de Geração de Emprego e de Renda, com o objetivo de fornecer linhas de crédito a pequenos empreendedores que já atuam há pelo menos seis meses no mercado informal ou planejam iniciar novo negócio.
O senador admite que o processo de qualificação de mão-de-obra não é simples, devido ao baixo grau de escolaridade da população brasileira. Ele elogiou, no entanto, as iniciativas do Ministério da Educação para reverter a situação, com a criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef) e o aumento de matrículas nos ensinos fundamental e médio. "Mas o resultado dessas ações só se tornam perceptíveis no intervalo de uma geração", ressaltou.

08/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maldaner defende investimentos na qualificação de mão de obra para o setor petroleiro

WILSON DEFENDE ENGAJAMENTO DE PREFEITOS NO COMBATE AO DESEMPREGO

Lando defende combate ao desemprego com melhor distribuição de renda

PATROCÍNIO DEFENDE PROÁLCOOL COMO ALTERNATIVA PARA COMBATE AO DESEMPREGO

CI vai debater qualificação profissional e escassez de mão de obra

Mantega diz que governo terá programa de qualificação de mão de obra