Luiz Otávio pede aprovação de MP que beneficia estados exportadores



O senador Luiz Otávio (PMDB-PA) defendeu nesta sexta-feira (5) a imediata aprovação da medida provisória (MP 193) que cria o Fundo de Compensação das Exportações (FCE) destinado a ajudar os estados exportadores. Ele explicou que o Pará, apesar de ser um dos maiores exportadores do país, é prejudicado, já que não recebe, por força de lei, recursos oriundos de tributos estaduais, como o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) cobrados sobre produtos exportados, uma vez que as empresas são isentas.

Para Luiz Otávio, com a aprovação da medida provisória, que tem como relatora a senadora Roseana Sarney (PFL-MA), os chamados estados exportadores passariam a ter recursos da ordem de R$ 900 milhões que seriam rateados entre si. O Pará, acrescentou o senador, receberia como parte do incentivo às exportações algo em torno de 13% a 14% daquele total. Os recursos, observou, seriam aplicados na área social nos municípios situados perto das grandes indústrias, beneficiando diretamente a população.

Apesar de reconhecer que a aprovação da MP representa "apenas um alento", Luiz Otávio disse que mesmo assim os recursos a serem divididos entre os estados exportadores servirão para diminuir os prejuízos causados aos cofres estaduais. Ele acredita que a Câmara dos Deputados, ao votar ainda este ano a reforma tributária, já aprovada pelo Senado, irá atender "as justas reivindicações" dos estados exportadores, de modo a permitir que as unidades recebam o que têm direito, "já que ajudam em muito o equilíbrio da balança comercial brasileira".

                                                Transportes                                                                                   

Luiz Otávio também pediu ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, a canalização de maiores recursos, "conforme o prometido", para serem aplicados na conservação e construção de rodovias e hidrovias para o escoamento da produção no estado do Pará.

O senador fez o apelo ao comentar matéria publicada pelo jornal O Liberal, dando conta de que o governo federal, ao anunciar investimentos da ordem de R$ 1,1 bilhão no sistema de transporte no Norte brasileiro, excluiria o Pará, o que considera grave. Conforme o anúncio, os recursos seriam aplicados na ferrovia Norte/Sul e na rodovia Belém-Brasília, "isolando o estado do Pará e fazendo de Itaqui, no Maranhão, um centro exportador", informou Luiz Otávio.



05/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Luiz Otávio defende estados exportadores

Luiz Otávio pede aprovação do Estatuto dos Garimpeiros

Luiz Otávio cobra compensação para exportadores

PEC que beneficia estados exportadores tem quarta sessão de discussão

Flexa Ribeiro anuncia PEC que beneficia estados exportadores

Luiz Otávio destaca aprovação do Estatuto do Idoso