Lula e cúpula da Igreja Católica jantam com Sarney



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri, e cinco dos oito cardeais brasileiros estiveram na noite desta quinta-feira (30) na residência oficial do presidente do Senado, José Sarney, para um jantar destinado a celebrar os 25 anos do pontificado do Papa João Paulo II.

Acompanhado de dona Marly e da senadora Roseana Sarney (PFL-MA), o presidente do Senado brindou os convidados com uma apresentação do grupo folclórico maranhense -Boi Barrica-. Vestindo roupas coloridas, os 38 integrantes do grupo executaram a -Natalina da Paixão-, um auto de Natal estilizado nos ritmos nordestinos.

Era quase meia noite quando o presidente da República, acompanhado de dona Marisa Letícia, chegou para a festa. Vindo de Campina Grande (PB), onde inaugurou o novo aeroporto da cidade, o presidente Lula pediu desculpas pelo atraso de quase três horas e ouviu animado a entoação do auto de Natal.

Ele foi cumprimentado por cada um dos músicos, posou ao lado deles para fotografias e arriscou-se a tocar tambor e pandeiro. Estiveram também na festa o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Majella; o secretário-geral da CNBB, Dom Odilo Pedro Scherer; o presidente da Comissão Episcopal para o Mutirão de Superação da Fome, Dom Luciano Mendes de Almeida; além de vários outros bispos, senadores e deputados.

Antes do jantar, o Senado e a Câmara se reuniram em sessão conjunta para celebrar o jubileu de prata de João Paulo II. Na ocasião, Sarney definiu como uma bênção para o século XX o pontificado de Karol Wojtyla que, em sua opinião, trouxe a marca do -entusiasmo, fôlego de Deus e carisma-.

O presidente do Senado lembrou que João Paulo II chegou num momento em que a guerra fria parecia levar o mundo ao confronto inevitável do comunismo com o capitalismo, com desfecho nas armas nucleares. Sarney celebrou a ação política do papa e seu papel decisivo nos fatos que levaram à liberdade da Polônia e à queda do muro de Berlim.



31/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe Lula e cúpula da Igreja para jantar em homenagem ao papa

"CIDADANIA" OUVE IGREJA CATÓLICA

Igreja católica aconselha eleitores

BESSA APLAUDE DECISÃO DA IGREJA CATÓLICA

Gilberto Carvalho atuou nos movimentos sociais do PT e da Igreja Católica

Igreja Católica intensifica campanha de combate e prevenção à Aids