Maciel aponta necessidade de investimento prioritário em educação



O senador Marco Maciel (PFL-PE) defendeu em Plenário, nesta quarta-feira (19), a adoção de políticas públicas destinadas a garantir maior eficiência à educação, em todos os níveis, sob pena de o Brasil ficar aquém das demais economias, especialmente no mundo globalizado que requer, segundo ele, cada vez mais, qualificação e competitividade. Para que o Brasil responda aos desafios da modernidade, disse, será necessário investir em pesquisa, ciência e tecnologia.

Maciel destacou o pouco tempo, cerca de quatro horas diárias, que os alunos matriculados no Ensino Fundamental permanecem na escola. Apontou também a necessidade urgente de qualificação dos educadores e de salários mais dignos para a categoria.

- Não bastam escolas e alunos matriculados. Educação não é privilégio, é direito - destacou, afirmando que o nível de aproveitamento escolar no Ensino Fundamental é muito baixo no Brasil.

Para Maciel, a força potencial do povo brasileiro é prejudicada pela falta de políticas públicas permanentes no campo da educação.

O senador lembrou que o educador e filósofo da educação Anísio Teixeira já dizia que a educação é questão de Estado, e não de governo, e afirmou que a educação no Brasil só se resolverá com políticas públicas que levem em conta ser a questão de ordem estrutural, e não conjuntural.

Maciel citou o exemplo da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, que teria sido reconstruída em curto período de tempo graças ao alto nível de alfabetização e formação cultural do povo daquele país.

Outro ponto salientado por Maciel foi o fato de, nos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso, ter havido somente um ministro da Educação. Nesse governo, lembrou, foi instituído o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), ferramenta importante para o avanço do Ensino Fundamental. O senador fez uma comparação com o atual governo, que já teve três ministros da Educação, o que, em sua opinião, não garante a continuidade das políticas públicas para o setor.

Maciel assinalou ainda a criação, pelo Programa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), de um novo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que leva em conta uma série de indicadores sociais, sobretudo a educação.



19/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marco Maciel aponta necessidade de despertar o interesse dos jovens pela política

Marco Maciel prega reforma do Estado e aponta necessidade de correções no sistema político

Debate aponta necessidade de regular capital externo na educação

MACIEL RESSALTA NECESSIDADE DE GOVERNABILIDADE

MACIEL RESSALTA NECESSIDADE DE GOVERNABILIDADE

Debatedores apontam necessidade de investimento no transporte aquaviário