Magno Malta volta a defender estados produtores de petróleo



O senador Magno Malta (PR-ES) voltou a criticar, nesta terça-feira (6), a emenda aprovada pela Câmara ao projeto de redistribuição dos royalties do petróleo (PLC 16/10). A emenda, do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), vincula os royalties aos Fundos de Participação de Estados (FPE) e dos Municípios (FPM), retirando, para isso, receita dos estados produtores, como Espírito Santo e Rio de Janeiro, mesmo no caso de contratos já em vigor.

Para Magno Malta, a emenda é "eleitoreira e oportunista", já que não propõe sequer a divisão do petróleo, que é uma riqueza da nação, mas sim da indenização devida aos estados e municípios produtores pelos danos decorrentes da extração do hidrocarboneto.

- O povo nem sabe o que é royalty, porque ninguém se encarregou de explicar.Assim, se um parlamentar chegar no seu Estado e disser que é contra a Emenda do Ibsen Pinheiro, até ele explicar isto para o povo, ele já foi crucificado - observou.

Ele agradeceu ao senador Renato Casagrande (PSB-ES), presente em Plenário, pela oportunidade de assinar com ele e com o senador Francisco Dornelles (PP-RJ) emenda apresentada ao PLC 16/10 que propõe a distribuição entre estados e municípios das participações especiais - espécie de compensação financeira especial paga pelas empresas exploradoras quando os poços têm grande volume de produção.

Em aparte, Casagrande explicou que a emenda que apresentou com Dornelles pretende atender a expectativa de melhor distribuição dos recursos do petróleo para todo o Brasil. O senador também disse que discorda da proposta do governo de "fatiar" o debate sobre o PLC 16/10, adiando o debate sobre os royalties para depois das eleições.

CPI da Pedofilia

Magno Malta informou que, nos próximos dias 16, 17 e 18, a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia estará em Arapiraca (AL), onde colherá depoimentos sobre a denúncia de abusos sexuais de crianças por religiosos locais. A denúncia foi encaminhada pelo Ministério Público do estado.

Presidente da CPI da Pedofilia, o senador também comemorou a aprovação nesta terça-feira, pela comissão, de projeto de lei que cria no processo criminal a figura do agente infiltrado. De acordo com Magno Malta, o instrumento jurídico, presente no ordenamento jurídico norte-americano, tem registrado bons resultados na busca por pedófilos na rede mundial de computadores.



06/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Magno Malta pede ao governo que ouça estados produtores sobre os 'royalties' do petróleo

Para Magno Malta, demais estados também devem arcar com passivo ambiental dos produtores de petróleo

Magno Malta volta a defender redução da maioridade penal

Magno Malta volta a defender redução da maioridade penal

Magno Malta volta a defender comissão permanente sobre segurança

Magno Malta diz que relatório de Vital do Rêgo sobre 'royalties' é 'nefasto' para estados produtores