Mão Santa critica baixo crescimento econômico do Brasil em 2006



"O Brasil só não é o Canto do Rio da economia da América Latina porque existe o Haiti". A comparação foi feita pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), ao lamentar que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil tenha ficado em 2,9%, durante o ano passado, enquanto o Haiti teve uma expansão econômica de 2,5% no mesmo período. A analogia com o Canto do Rio (time de futebol do Rio de Janeiro) justifica-se pelo fato, segundo Mão Santa, de aquela agremiação ter ficado sempre na última colocação em competições realizadas na década de 1950, no Rio.

O fraco desempenho econômico registrado em 2006, na avaliação do senador pelo Piauí, tem o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como responsável. Ele enumerou quatro características que o governo teria como fundamentais para o país não crescer: corrupção, sonegação, desperdício e incompetência.

- Lula da Silva é um rei sentado em um trono de quatro pernas: a primeira, que salta aos olhos é a corrupção; a segunda, a sonegação (só os pobres pagam imposto); a terceira, o desperdício, a farra dos que, por nunca terem comido mel, estão se lambuzando; a última é a incompetência - afirmou Mão Santa.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) expressou sua convicção de que a baixa inflação registrada no país e a redução na taxa básica de juros permitirão que o Brasil apresente um resultado econômico bem melhor em 2007. O senador também lamentou a morte, aos 79 anos, do bispo emérito de Santa Maria (RS), dom Ivo Lorscheiter, ocorrida na tarde desta segunda-feira (5) naquela cidade gaúcha.

05/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa critica baixo crescimento econômico brasileiro

Arthur Virgílio critica baixo crescimento econômico do país

Aloysio Nunes critica baixo crescimento do PIB em 2012

César Borges critica crescimento do PIB em 2006 e se diz cético quanto ao PAC

Alvaro Dias chama atenção para baixo índice de crescimento do Brasil

Tombini: Brasil tem arsenal para lidar com ‘baixo crescimento e mercado instável’