Mão Santa diz que alternância no poder fortalece a democracia



O senador Mão Santa (PSC-PI), em discurso nesta quinta-feira (27), defendeu a alternância no poder no Brasil como forma de proteger e fortalecer a democracia. Ele elogiou a postura do Senado que, conforme afirmou, barrou as intenções de modificar a Constituição federal para permitir que o presidente da República pudesse se candidatar a um terceiro mandato consecutivo.

- Se não for para ter alternância, é melhor ter rei - afirmou.

O senador ressaltou que a permanência de um grupo político por muitos anos no poder leva ao continuísmo.

- Quem quer o terceiro mandato logo deseja o quarto, o quinto e o sexto, e acaba permanecendo à frente do governo por 50 anos, como ocorreu com Fidel Castro - disse o senador, referindo-se ao dirigente cubano que recentemente transferiu o poder para seu irmão, Raul Castro.

Mão Santa criticou a postura dos presidentes sul-americanos que classificou de "filhotes de Fidel", como o da Venezuela, Hugo Chávez; da Bolívia, Evo Morales; e do Equador, Rafael Correa.

O senador também criticou a gestão do PT, tanto no governo federal quanto no Piauí, denunciando-a por "mentiras, corrupção e incompetência". Lamentou que poucas providências tenham sido tomadas para sanar os males ocorridos com o rompimento de barragem que atingiu as cidades de Cocal e Buriti dos Lopes, ocorrido há exatamente um ano, e se solidarizou com as vítimas.

Mão Santa condenou ainda a contratação excessiva de funcionários comissionados em todas as instâncias de poder, que recebem até R$ 11.848,00 por mês sem precisar fazer concurso público, dizendo que, enquanto isso, a saúde, a educação e a segurança pública são prejudicadas.



27/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa diz que só há democracia com alternância no poder

Mão Santa destaca importância da alternância do poder na democracia

Para Mão Santa, brasileiro vai optar pela alternância no poder

Mão Santa: PSC, ao lado de outros partidos, propiciará alternância no poder

Mão Santa diz que país vive seu pior momento e defende alternância no poder

Jarbas Vasconcelos pede alternância no poder e critica PT