Mário Couto critica Mantega e afirma que o país sofre uma ‘explosão de corrupção’



Em pronunciamento na tarde desta terça-feira (13) o senador Mário Couto (PSDB-PA) criticou as declarações feitas pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O parlamentar centrou suas críticas na política de combate à inflação e no episódio que resultou na demissão do então presidente da Casa da Moeda, Luiz Felipe Denucci. De acordo com Mário Couto, “o país padece de uma explosão de corrupção, com os petistas metendo a mão desenfreadamente”.

Quanto à Casa da Moeda, Mantega afirmou mais cedo que toda denúncia formal é investigada. Suas palavras revoltaram o senador, que em resposta aconselhou a criação de mais um ministério, o de combate à corrupção. Porém voltou atrás e disse que não seria uma boa ideia, já que provavelmente a nova pasta também acabaria contaminada.

- O Mantega não conhecia o cara, ninguém sabe de onde ele veio. Como é que ele foi presidir um órgão tão importante? E o homem roubou. Eu perguntei por que demoraram tanto para retirar-lhe o cargo, e Mantega disse que não poderia tirar antes de concluída a investigação. Afaste, ministro! – disse.

 

Mário Couto lembrou que a tributação brasileira é uma das mais altas do mundo, e disse que falta ao governo dar retorno ao cidadão acerca da conta paga por ele. Ele mencionou dados segundo os quais R$ 70 bilhões do que o governo arrecada por ano se perdem em corrupção.

Inflação

O ministro também declarou aos senadores que a inflação está dentro das metas do governo. Mário Couto respondeu em Plenário.

- A inflação é visível a olho nu. O leite está 18% a mais. Na área de serviços, a coisa disparou. A consulta médica está 14% mais cara que no ano passado, o corte de cabelo é 18% mais caro. E o ministro faz uma explanação que parecia que o Brasil é uma Suíça.

Para tirar a prova, ele sugeriu que dez donas de casa sejam chamadas para falar sobre a inflação. E, em tom de ironia, o senador disse que, para Mantega, o Brasil é comparável à Suíça. As ruas estariam sem violência, ninguém morreria nas filas dos hospitais públicos.

- Mentira. Estamos virando uma Argentina mentirosa, que mentiu tanto para o seu povo que hoje sofre de falta de credibilidade. A violência é galopante, não temos saúde, aeroportos, portos. O Tribunal de Contas denuncia que as obras da Copa estão R$ 1 bilhão a mais do que manda o TCU – disse.



13/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


"Corrupção tomou conta do país e virou rotina", afirma Mário Couto

Mário Couto alerta para volta da inflação e critica Mantega

Mário Couto critica senadores que se recusam a apoiar a CPI da Corrupção

Mário Couto diz que PT produziu ‘germe da corrupção’ no país

Mário Couto crítica corrupção e diz que governo mente sobre inflação

"Corrupção tomou conta do país e virou rotina", diz Mário Couto