Marisa Serrano destaca importância da reunião do Parlamento do Mercosul



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) ocupou a tribuna para adiantar os principais pontos a serem discutidos na reunião desta sexta-feira (16) pelos membros da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esportes do Parlamento do Mercosul, a ser realizada em Brasília. Ela destacou a discussão que será feita sobre a criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) -, uma instituição federal brasileira, a ser instalada em Foz do Iguaçu (PR), e que será aberta a professores, pesquisadores e alunos de todos países do continente sul-americano.

Marisa Serrano - que é presidente da comissão - adiantou que a pauta de discussão inclui ainda dois temas considerados prioritários: a instalação das chamadas escolas de fronteira e a criação de um fundo educacional, destinado a apoiar e incentivar projetos na área do Mercosul.

- As propostas representam um passo decisivo para a rápida integração dos países que formam o bloco econômico do Mercosul - previu Marisa Serrano.

A senadora anunciou também que nas eleições de 2010, a população brasileira terá a oportunidade de escolher parlamentares exclusivos para atuarem no Parlamento do Mercosul, com sede no Uruguai, nos mesmos moldes do que já ocorre na Comunidade Européia (CE), onde os congressistas são eleitos diretamente para o parlamento do bloco econômico, que funciona em Bruxelas, capital da Bélgica.



16/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano destaca importância do Parlamento do Mercosul

Marisa Serrano destaca importância do Mercosul no fortalecimento da democracia

Requião destaca importância do Mercosul em reunião do Parlamento Europeu

Marisa Serrano presidirá comissão do Parlamento do Mercosul

Marisa Serrano ressalta importância dos investimentos em cultura

Marisa Serrano ressalta importância da agropecuária para o país