Marisa Serrano ressalta importância dos investimentos em cultura




A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), em discurso nesta quarta-feira (6), ressaltou o papel do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), do qual é a representante do Senado, e da Frente Parlamentar Mista da Cultura. As duas entidades, explicou a senadora, têm como objetivo discutir soluções, elaborar políticas e propor e votar projetos que venham ajudar a cultura a chegar a todos.

A parlamentar disse que embora a Constituição federal garanta a todos os brasileiros o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, infelizmente essa não é a realidade do país.

Marisa Serrano citou números de pesquisas indicando que o povo brasileiro não consome cultura: apenas 13% dos brasileiros vão ao cinema pelo menos uma vez ao ano, mais de 92% nunca foram a um museu ou exposição e 78% dos pesquisados nunca assistiram a um espetáculo de dança. Além disso, 73% dos livros estão concentrados nas mãos de apenas 16% da população. A parlamentar ressaltou a necessidade de se investir em cultura e educação para a formação da cidadania do povo.

- Não da para dissociar cultura de educação. O cidadão só é de primeiro mundo quando tem os dois - disse.

Marisa Serrano informou que este ano o CNPC deve trabalhar na elaboração do Plano Plurianual do Ministério da Cultura e na formulação das metas do Plano Nacional de Cultura, instituído pela Lei 12.343/10.

Já a frente parlamentar, deve trabalhar pela votação de projetos como o que institui o Vale Cultura (PL 5798/09), já aprovado pelo Senado; e o que institui o Procultura (PL 6722/10), de apoio a projetos culturais. Também deve lutar pela aprovação da proposta de Emenda à Constituição 150/03, na Câmara, que modifica a forma de financiamento para o setor.

A busca pelo funcionamento efetivo do Sistema Nacional de Cultura, para interligar e relacionar todos os órgãos responsáveis pela gestão da política cultural do país também está entre as metas da frente parlamentar, assim como a reformulação da Lei dos Direitos Autorais, com a discussão sobre a transparência do funcionamento do Escritório Central de Arrecadação (Ecad), que garante aos artistas o pagamento pela execução de suas músicas.



06/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano ressalta importância da agropecuária para o país

Marisa Serrano destaca importância do Parlamento do Mercosul

Marisa Serrano destaca importância da reunião do Parlamento do Mercosul

Marisa Serrano destaca importância do Mercosul no fortalecimento da democracia

Marisa Serrano salienta importância de recursos para escolas de fronteira

Marisa Serrano pede investimentos na qualidade da educação