Marisa Serrano diz que Reforma Política é "a mãe de todas as reformas"



A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) defendeu nesta quinta-feira (24) a realização urgente de um ampla reforma política, de modo a atender os anseios da sociedadede "transformar as estruturas arcaicas que corroem diariamente a atividade política". No entender da representante sul-mato-grossense, uma mudança profunda nas regras do sistema político-partidário afetará positivamente outras reformas que também são necessárias ao país.

- Não podemos perder mais tempo. Acredito que, à medida que a sociedade brasileira torna-se mais crítica quanto às mazelas do Legislativo, mais e mais precisamos dar respostas - disse a senadora, em Plenário.

Marisa observou que, embora seja de responsabilidade da própria classe política, a reforma precisa ser encaminhada "sem corporativismo, com desprendimento de interesses pessoais localizados". Citou como exemplo de iniciativa positiva debate realizado na última segunda-feira em Campo Grande, por entidades ligadas ao PSDB, PPS e PMDB, que se uniram para uma discussão aberta e sem disputas pontuais.

- Estávamos todos com os olhos voltados para o conhecimento e com propósitos educativos, informativos e conscientizadores - disse a parlamentar, que citou os eixos principais da reforma: o estabelecimento de listas partidárias, o financiamento público de campanha, o voto distrital, a separação rigorosa da forma de representação dos poderes e a fidelidade partidária.



24/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Marisa Serrano prega necessidade de reforma política

Jarbas Vasconcelos aponta reforma política como "mãe de todas as reformas"

Marisa Serrano: a reforma política precisa melhorar a qualidade da representação parlamentar

Acir Gurgacz: reforma tributária é a 'mãe de todas as reformas'

Marisa Serrano diz que política do "quanto pior melhor" já não tem vez no Brasil

Marisa Serrano pede profunda reforma administrativa no Senado