Mercadante diz que Brasil passou a ser o maior exportador de carne, café e suco de laranja



O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP) elogiou o desempenho da agricultura no ano passado, informando que o Brasil passou a ser o maior exportador de carne, café, suco de laranja e açúcar. Segundo Mercadante, o governo deverá acelerar este ano o programa de reforma agrária.

O Brasil, acrescentou, bateu o recorde de produção agrícola e incrementou em 2% a produção de grãos. Além disso, ressaltou, os agronegócios asseguraram o saldo positivo na balança comercial de US$ 23 bilhões em 2003. O líder do governo destacou ainda os incentivos concedidos para a chamada agricultura familiar.

- O governo do presidente Lula renegociou toda a dívida do campo, especialmente da pequena agricultura familiar, com um abatimento chegando a 90% da dívida dos assentamentos, sendo 70% na região Nordeste. É isso que está permitindo aos agricultores produzir, plantar, colher e não precisar virar sem terra ou migrar para as cidades, o que agravaria a crise nos grandes centros urbanos - afirmou.

A reforma agrária, segundo o senador, não andou na velocidade esperada pelo governo porque cerca de 80% dos assentamentos eram inviáveis e não possuíam a infra-estrutura necessária, como energia, estrada e educação. O governo, segundo ele, trabalhou para recuperar as condições das famílias já assentadas para poder acelerar o programa da reforma agrária, o que deverá acontecer este ano.



08/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cade aprova criação da maior empresa mundial de suco de laranja

Ministério da Fazenda aprova fusão que criará maior produtora mundial de suco de laranja

Produtores brasileiros contam em livro como País tornou-se maior exportador mundial de carne de frango

Brasil vence nova etapa da disputa comercial sobre suco de laranja na OMC

Brasil vence ação contra Estados Unidos sobre suco de laranja

Brasil consolida vitória contra EUA pelo fim de taxas aplicadas ao suco de laranja nacional