Ministra diz a Paim que Estatuto da Igualdade Racial deve sair ainda em novembro



No exercício da Presidência do Senado, o senador Paulo Paim (PT-RS) recebeu nesta terça-feira (28) a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial para Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de quem ouviu a informação de que o Estatuto da Igualdade Racial poderá ser sancionado no dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra.

- A ministra me deu a boa notícia de que há uma série de iniciativas do governo para o dia 20 de novembro, que é o dia do grande Zumbi dos Palmares. Entre estas, está a expectativa positiva de que Câmara e Senado aprovem o Estatuto da Igualdade Racial, matéria pela qual estamos há mais de seis anos em luta no Congresso Nacional.

Entre os empecilhos que dificultam a aprovação do projeto, Paim mencionou a criação de um grande fundo nacional para aplicação em políticas afirmativas, reparatórias e compensatórias, em favor dos afro-descendentes. Pesa também, segundo disse, a necessidade de definir-se a titularidade da terra dos quilombolas, assim como a definição sobre quem vai conduzir essas políticas públicas.

- Para mim, é tranqüilo. Acho que tem que ser a secretaria da ministra Matilde Ribeiro, a qual deve ser o principal instrumento para interagir com a sociedade, para fazer com que essas políticas sejam efetivamente executadas, para que a gente possa ver 48% da população brasileira contemplada com as políticas compensatórias, reparatórias e afirmativas que estão no Estatuto da Igualdade Racial.

Já a ministra Matilde Ribeiro informou que diversos organismos do governo - Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Casa Civil, Ministério da Fazenda e outros - estão trabalhando em conjunto para reformar o texto, que é anterior à criação da secretaria que agora cuida do assunto. Ela disse que a própria existência da secretaria, a redefinição de políticas para remanescentes de quilombos e a criação de uma política nacional de ações afirmativas exigem essa adaptação.

- É extremamente importante que tenhamos um marco legal, como esse Estatuto da Igualdade Racial, que possa ser uma referência legislativa para a questão. O Executivo tem todo o interesse em fazer avançar as políticas de promoção da igualdade racial no país, no entanto, é extremamente importante que seja aprovado logo o estatuto, como referência de uma carta legislativa - afirmou Matilde Ribeiro.



28/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim comemora possibilidade de votação do Estatuto da Igualdade Racial ainda em novembro

Paim quer estatuto da Igualdade Racial aprovado até 20 de novembro

Paulo Paim pede que Senado vote Estatuto da Igualdade Racial ainda este ano

Ministra lança Guia de Implementação do Estatuto de Igualdade Racial

Brasil usa Estatuto de Igualdade Racial de forma positiva, diz ministra

Estatuto da Igualdade Racial pode ser aprovado ainda este mês