Brasil usa Estatuto de Igualdade Racial de forma positiva, diz ministra



Na opinião da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, o Estatuto da Igualdade Racial, em vigor há um ano, está sendo usado de forma positiva no Brasil. A afirmação foi feita durante debate do programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM, que lembrou o primeiro ano do estatuto.

Segundo a ministra, o estatuto é uma lei sem consequências e autoaplicável. Luiza Bairros disse que está em estudo a criação de uma rede integrada para acompanhar casos de racismo e desigualdade racial no País mais de perto. "Com a rede, vamos procurar formas de mostrar à sociedade o quanto é importante usar o estatuto, pois vivemos num País que ainda sofre uma resistência muito grande ao uso da legislação antirracista”.

Para a assistente técnica da Coordenação de Assuntos da População Negra (Cone), Nair Novaes Aparecida, ainda há racismo e discriminação no País, que está cada vez mais visível na sociedade brasileira. “O negro, como qualquer outro cidadão, tem direitos e deveres, e deve ser tratado como um ser normal, sem preconceito, racismo ou discriminação”, disse.

Segundo a representante do Cone, cabe ao Poder Público ir às entidades, dialogar com a sociedade, ir aos municípios, fazendo a interlocução com a sociedade civil e levando o conhecimento do estatuto à população. "É preciso informar à população que esse estatuto pode fazer a diferença para o cidadão e indivíduo negro numa sociedade bastante preconceituosa. Devemos valorizar o negro na nossa sociedade.”

Sancionado em 20 de julho de 2010 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva como Lei 12.288/2010, o Estatuto da Igualdade Racial tem como objetivo garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais e coletivos, e o combate à discriminação e demais formas de intolerância étnica.


Fonte:
Agência Brasil



22/07/2011 20:51


Artigos Relacionados


Ministra lança Guia de Implementação do Estatuto de Igualdade Racial

Seppir forma grupo de trabalho para pôr em prática o Estatuto da Igualdade Racial

Ministra diz a Paim que Estatuto da Igualdade Racial deve sair ainda em novembro

Para Sarney, Estatuto da Igualdade Racial resgata maior dívida do Brasil

Ministra da Igualdade Racial recebe homenagem

CCJ aprova Estatuto da Igualdade Racial