Modelo econômico está completamente superado, vencido e ineficaz, diz José Agripino



Em pronunciamento nesta quinta-feira (9), o senador José Agripino (DEM-RN) criticou o modelo econômico adotado pelo governo Lula e mantido pela presidente Dilma Rousseff, que ele disse estar “completamente superado, vencido e, nesse momento, ineficaz”.

- Ou o governo faz o que a Europa vem fazendo para conter o gasto público, apertar o cinto, cortar na própria carne, ou o Brasil vai entrar em processo de descrédito dentro do país e fora do país – afirmou.

José Agripino afirmou que a dívida interna remunera a maior taxa de juros do mundo, produz rombos monumentais no Orçamento e provoca indisponibilidade de recursos para provisão de infraestrutura pelo governo, que agora anuncia um “corte no corte de impostos porque a receita não permite”.

- Há anos, desde o governo Lula e agora com Dilma, vendeu-se ao país e ao mundo que o Brasil estava nadando de braçada em termos econômicos, e até dinheiro ao FMI [Fundo Monetário Internacional] estava destinando, que a dívida externa já era, e escondia-se o cupim da economia, a atual dívida interna, que beira R$ 2 trilhões.

José Agripino ressaltou ainda que a recessão está instalada e a arrecadação geral, que vinha batendo recordes sucessivos, sofreu um processo de interrupção que agora impede a desoneração fiscal para retomar a economia, dar ânimo à “indústria combalida” e conceder reajustes a servidores públicos.

- Até a Petrobras deu mostra do cansaço do modelo, ao registrar R$ 1,3 bilhão de prejuízo no segundo semestre, e agora vem o inexorável aumento de combustível – afirmou.

Para José Agripino, é preciso que se ataque o âmago da questão, que é a dívida interna, que vem impedindo a sobra de recursos para o desenvolvimento do país.

- E só há um caminho: a diminuição dos gastos da máquina pública. E sobre este assunto o governo não dá um passo, não toma nenhuma providência, não há um decreto de contenção da máquina pública. O que está deixa rolar – afirmou.



09/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Agripino: "Lula se vangloria de crescimento econômico pífio"

Paim considera episódio com José Dirceu superado

Aldo Rebelo: episódio Valcke está superado

José Agripino alerta: país onde classe média encolhe e IDH estaciona 'não está bem'

Sarney diz que incidente sobre fotos de jornalista morto está superado

Ronaldo Caiado diz que relator do Orçamento voltou atrás e impasse "está sendo superado"