Mozarildo: combate ao desemprego deve ser prioridade do novo presidente



Ao protestar contra os altos índices de desemprego que colocaram o Brasil no segundo lugar no ranking mundial de pessoas sem trabalho em 2000, perdendo apenas para a Índia, conforme dados divulgados por instituições oficias, o senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) fez um apelo aos candidatos à Presidência da República, para que façam do combate ao desemprego uma verdadeira prioridade. Ele lembrou que em 1990 o Brasil ocupava o sexto lugar nesse contexto.

Para Mozarildo, isso significa que a globalização trouxe efeitos colaterais negativos para o Brasil. Entre esses efeitos, ele apontou o agravamento da situação social e a piora da qualidade de vida da população, o que, segundo afirmou, reflete uma inserção inadequada no cenário econômico mundial.

Mozarildo entende que a situação dos países pobres piorou com o processo de globalização. Enquanto os países ricos colheram melhores resultados econômicos e sociais, registrando queda na participação do desemprego mundial, as nações não desenvolvidas perderam participação no Produto Interno Bruto e ganharam no desemprego, salientou.

O Brasil perdeu participação na soma do Produto Interno Bruto (PIB) e disparou no ranking do desemprego mundial, superando o total de desemprego dos Estados Unidos, da Rússia, da Alemanha e até da Indonésia, disse o senador, citando estudo do economista Marcio Pochmann.

- O Brasil não tem futuro, se persistirem esses indicadores sociais escandalosos, que não são apenas números, não são meras estatísticas. O direito ao trabalho ultrapassa os limites da legislação de cada país e desponta como razão de ser da própria Declaração Universal dos Direitos do Homem - afirmou Mozarildo.



28/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mão Santa cobra combate ao desemprego como prioridade do governo

Ibope: brasileiro diz que saúde deve ser principal prioridade para novo governo

Mozarildo apresenta voto de confiança ao novo presidente da Funai

Paulo Abrão é o novo presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria

Novo plano de combate ao crack deve ser lançado na próxima semana, informa Senad

TSE deve anunciar novo presidente da República logo após as 23h