NABOR JÚNIOR DEFENDE FIDELIDADE PARTIDÁRIA



O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) defendeu hoje (dia 29) o restabelecimento da fidelidade partidária, sob o argumento de que a "liberalidade absurda", permitida pela falta de limitações na legislação em vigor, é "poderoso incentivo à instabilidade político-institucional do país."

Nabor acredita que a mudança de partidos por parte de lideranças políticas às vésperas das eleições(expira no próximo dia 3 o prazo para filiação dos que pretendem disputar as eleições em 1998) gera insegurança no eleitorado e enfraquece os partidos.

- Devemos a cada cidadão uma atitude de verdadeiro respeito por seus votos. É necessária a construção de um regime democrático sólido e estável, que tenha fundamentos e tenha como pilares partidos antagônicos entre si; divergentes em ideologia. Todos, entretanto, fortes e definidos, permitindo aos cidadãos a certeza de estarem votando em candidatos e agremiações que representem sua soberana vontade e às quais serão fiéis no desempenho dos mandatos que postulam - afirmou.

Ele defendeu um mecanismo legal que, no mínimo, dificulte refiliações e migrações através das legendas partidárias de homens públicos ou candidatos. Em referência à publicação de Jornal do Brasil intitulada "Troca de partidos tem semana decisiva", constatou que as representações parlamentares dos partidos que compõem o núcleo do governo aumentaram em mais de 30%, enquanto em outros, como o PMDB, diminuíram sensivelmente.

Na opinião de Nabor Júnior, além de questões subjetivas que justificam a mudança de legenda, a principal causa dessa "revoada" dos parlamentares ou candidatos tem origem na falta de solidez ideológica e estrutural dos atuais partidos, que não possuem programa nítido nem filosofia política. Por outro lado, o senador ressalvou que essas carências "não podem servir de pretexto para frustração dos desejos de muitos brasileiros, expressos nos votos e personalizados nos candidatos".

29/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


NABOR JÚNIOR QUER FIDELIDADE PARTIDÁRIA E FINANCIAMENTO PÚBLICO DAS CAMPANHAS

PAULO HARTUNG DEFENDE FIDELIDADE PARTIDÁRIA

CABRAL DEFENDE VOTO DISTRITAL E FIDELIDADE PARTIDÁRIA

Patrocínio defende discussão serena sobre fidelidade partidária

Lúcia Vânia defende decisão do TSE sobre fidelidade partidária

Jayme Campos defende reforma política e fidelidade partidária