No Dia Mundial da Água, senadores pedem melhor gestão de recursos hídricos



VEJA MAIS

O Congresso Nacional ficará iluminado de azul na noite desta sexta-feira (22) em homenagem ao Dia Mundial da Água. Em Plenário, senadores registraram a data e pediram uma melhor gestão de recursos hídricos do país. No mundo, 780 milhões de pessoas sofrem com falta de água potável.

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) pediu o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas, regulamentados pela Lei dos Recursos Hídricos (Lei 9433/1997) e definidos como unidades de planejamento de políticas públicas. Ele também lembrou o desafio de levar água tratada à população.

- Uma das prioridades dos investimentos públicos deve ser em infraestrutura de saneamento básico, que permita ao Brasil cuidar dos seus rios – disse Rollemberg.

O senador Jorge Viana (PT-AC) também lembrou a data, instituída há duas décadas, chamou atenção para relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) segundo o qual apenas 0,3% da água doce do planeta podem ser imediatamente utilizados. Ele alertou para o risco de escassez.

Ele defendeu o uso racional da água e lembrou que os estados brasileiros respondem pela gestão e uso dos mananciais, mas afirmou que o mais importante é o envolvimento direto da sociedade nessa questão.

- O planeta não sobreviverá se não disponibilizar e fizer a boa gestão desse recurso tão importante à vida – disse Jorge Viana.

Já o senador Wellington Dias (PT-PI), em entrevista, pediu o cumprimento do Protocolo de Kyoto.

 



22/03/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


ALCÂNTARA: BANCO MUNDIAL RECONHECE MELHORIA NAS GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS

Divulgação de boas práticas de gestão de recursos hídricos, pelo Interlegis, integra relatório de fórum da água

Todos os estados devem adotar políticas de recursos hídricos, diz presidente do Conselho Mundial da Água

Publicação debate a gestão dos recursos hídricos e fronteiras

Entidades discutem gestão de recursos hídricos no País

Inscrições abertas para cursos de gestão em recursos hídricos