Divulgação de boas práticas de gestão de recursos hídricos, pelo Interlegis, integra relatório de fórum da água



As boas práticas de gestão de recursos hídricos deverão ser colocadas à disposição da sociedade por intermédio da Comunidade Virtual do Poder Legislativo (Interlegis). A sugestão, feita pelos integrantes da Subcomissão das Águas, foi acatada pela senadora Marisa Serrano, relatora dos trabalhos do V Fórum Mundial da Água.

O relatório, aprovado nesta terça-feira (12) pela Subcomissão, será submetido agora à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), conforme explicou Marina Silva (PT-AC), presidente da subcomissão.

O documento reúne as principais sugestões de ministros, parlamentares, prefeitos e organizações governamentais e não governamentais para melhorar a utilização da água, durante fórum que reuniu mais de 30 mil pessoas em Istambul, na Turquia, em março.

- As idéias [dos parlamentares] podem fazer com que o relatório seja mais conhecido e amplificar seu grito sobre a importância de cuidar da água e de conhecer a legislação - afirmou Marisa Serrano.

Marina Silva, por sua vez, apontou a necessidade de o Congresso viabilizar recursos financeiros para os comitês de bacias que, avalia, devem ter uma gestão compartilhada.

- Os comitês de bacias não contam com estruturas necessárias ao seu funcionamento. A gestão compartilhada é uma forma de democratização e de dar maior transparência às políticas de recursos hídricos - defendeu a senadora.

A presidente da subcomissão informou ainda que, durante a votação do relatório na CMA, os senadores poderão apresentar novas sugestões. Disse também que, somente então, será possível enviar o relatório ao Mercosul, à Agência Nacional de Águas (ANA) e às assembléias legislativas estaduais e municipais.

Ciclo de debates

Outra sugestão acatada por Marisa Serrano propõe a realização de ciclo de debates sobre as deficiências da legislação brasileira quanto à gestão de recursos hídricos e, ao término das discussões, a apresentação de projetos de lei com vistas ao aperfeiçoamento da lei ambiental.

12/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Debate sobre Plano Nacional de Recursos Hídricos integra Semana da Água

No Dia Mundial da Água, senadores pedem melhor gestão de recursos hídricos

"Cidades no Futuro" integra série de palestras sobre boas práticas metropolitanas

Subcomissão da Água deve dar prioridade à Política de Recursos Hídricos, conclui relatório

Boas práticas e inovações na gestão do SUS serão premiadas com até R$150 mil

Boas práticas de gestão do Bolsa Família concorrem a prêmio