Nova Chance quer inserir no mercado de trabalho pessoas acima dos 40 anos



O projeto de lei 46/2002, de autoria do deputado estadual Onyx Lorenzoni (PFL), autoriza o Poder Executivo a criar, no estado do Rio Grande do Sul, o Programa Nova Chance – PNC, objetivando promover a entrada de pessoas acima de quarenta anos no mercado de trabalho. Terão prioridade os que vierem de família pobre e os que estiverem desempregados. 10% das vagas preferencialmente será de pessoas acima de 40 anos portadoras de deficiência.

Poderão habilitar-se a participar do Programa cooperativas de trabalho, as micro, pequenas e média empresas, bem como os proprietários das áreas rurais no Estado. O PNC será regulamentado pelo Poder Executivo Estadual, que estabelecerá o órgão responsável pela coordenação e supervisão do Programa.

O Poder Executivo ficará autorizado a repassar à empresa participante do Programa o valor mensal equivalente ao piso salarial de ingresso da categoria profissional do trabalhador, fixado em convenção ou acordo coletivo de trabalho até o limite máximo de um salário mínimo regional por trabalhador contratado, durante os primeiros seis meses de contrato de trabalho.

O Poder Executivo ficará encarregado também de publicar no Diário Oficial do Estado, trimestralmente, quadro demonstrativo do Programa Nova Chance, que deverá informar o nome da empresa habilitada, município de localização, número de postos de trabalho gerados e data de admissão do trabalhador contratado. Os recursos para o Programa poderão vir do Tesouro do Estado e de outras fontes, mediante convênios com a União, Municípios, entidades governamentais ou não governamentais, nacionais ou estrangeiras.

A proposição se justifica pelo fato dos trabalhadores gaúchos com mais de 40 anos enfrentarem dificuldades para encontrarem emprego. “Nossa proposta visa propiciar um novo instrumento – PNC – como alternativa para minimizar esta situação” – diz o deputado Onyx. Atualmente há 247 mil desempregados no Rio Grande do Sul. Quanto maior for este número, menor será o volume de recursos girando na economia, não propiciando o crescimento e o desenvolvimento do Estado.

10/04/2002


Artigos Relacionados


Programa educacional pretende inserir 100 mil mulheres no mercado de trabalho

Lúcia Vânia propõe medidas para inserir idosos no mercado de trabalho

Situação no mercado de trabalho das pessoas com mais de 45 anos de idade em debate

INSS e governo do RS assinam parceria para inserir portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho

Lobão Filho quer dar nova chance aos demitidos do governo Collor

Número de pessoas com dívidas acima de R$ 5 mil quadruplicou no Brasil em nove anos