Número de embarques em voos no Brasil aumenta 22%, diz Anac



O número de embarques em voos no Brasil cresceu 22% entre 2009 e 2010. Em mais de 90% dos casos, ao longo do ano passado, todas as etapas de voo previstas medidas pelo índice de regularidade foram cumpridas. Os dados constam do Anuário do Transporte Aéreo, publicado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) nesta segunda-feira (4).

No quesito pontualidade, 2010 começou com o índice em 79,4%, atingiu o ápice em maio (87,7%) e, em julho, também período de férias, caiu para 82,8%. Esse percentual se manteve sem grandes variações até novembro. Em dezembro, outro período de férias, foi registrada queda para 74,3%.

Ao longo de todo o ano de 2010, o índice de regularidade dos voos se manteve entre 90% e 95%. Ele é responsável por avaliar, entre outros procedimentos, o percentual de voos não cancelados.

O estudo considera pontuais os voos domésticos cuja “partida dos motores” ocorra até 15 minutos após a hora prevista, ou que a “parada dos motores”, após a chegada ao destino, ocorra com atraso máximo de 15 minutos. No caso dos voos internacionais, são pontuais os voos cuja partida ou a chegada ocorram com até 30 minutos de atraso.

Entre os aeroportos menos pontuais estão três do Pará: Itaituba, com apenas 15%; Oriximiná, com 19% e Almerim, com 29%. Já os mais pontuais foram os de Campinas (SP), com 88%; Santos Dumont (RJ) e Confins (MG), ambos com 87%.

O aeroporto que apresentou maior número de decolagens, tanto para voos nacionais como para internacionais, foi o de Guarulhos (SP), com pouco mais de 80 mil decolagens para destinos nacionais e quase 30 mil para destinos internacionais.

De acordo com a Anac, 94% das decolagens foram de voos nacionais, e 6% internacionais. Os Estados Unidos continuam sendo o principal destino internacional dos voos originários no Brasil: foram cerca de 3,24 milhões de passageiros, somando números das empresas aéreas estrangeiras e nacionais.

No entanto, o destino que apresentou maior crescimento entre 2009 e 2010 foi a Argentina. Em 2009, foram de cerca de 2 milhões de passageiros. Em 2010, o número aumentou para 2,77 milhões.

De acordo com o anuário – que reúne dados estatísticos e econômicos, a fim de subsidiar pesquisas, estudos e análises mais abrangentes sobre o setor da aviação civil brasileira – foram registrados 74 milhões de embarques no País feitos exclusivamente por empresas aéreas nacionais. Destes, 71 milhões são voos domésticos e pouco mais de 2 milhões são voos internacionais.

O documento apresenta ainda informações revisadas e consolidadas de 31 companhias aéreas brasileiras e 57 empresas estrangeiras que fazem voos de passageiros e carga com origem ou destino no Brasil.


Fonte:
Anac
Agência Brasil



04/07/2011 20:39


Artigos Relacionados


Demanda de voos domésticos aumenta 12,9% em fevereiro, segundo Anac

Anac fixa procedimentos de segurança em embarques

Aeroportos já tiveram 10 milhões de embarques e desembarques em dezembro, diz Anac

Número de doutores no Brasil aumenta em 278 %

Anac suspende voos da Noar Linhas Aéreas

TAM normaliza voos e Anac autoriza retomada das vendas