Número de mortes de crianças no trânsito diminui com uso das cadeirinhas, diz PRF



 

O uso obrigatório da cadeirinha infantil foi responsável pela diminuição no número de crianças vítimas de acidentes automobilísticos no País. A conclusão é da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Pelos dados oficiais, o número de mortes de crianças até 7 anos em acidentes nas estradas caiu 41,18%, no primeiro semestre de 2011, em comparação ao mesmo período em 2010. Em Brasília, não houve nenhuma morte entre o ano de 2010 – ano em que a lei da cadeirinha tornou-se obrigatória – até o mês de agosto de 2011, mês que finalizou o levantamento.

O chefe de fiscalização do 1º Distrito da Polícia Rodoviária Federal, inspetor Carlos Dantas, reforçou a importância do equipamento para a proteção das crianças. “O uso das cadeirinhas infantis, além de ser obrigatório, dá segurança e evita ferimentos”, alertou.

O inspetor completou ainda que nesse início de ano letivo, o fluxo no trânsito se intensifica e, com isso, os motoristas devem estar atentos ao transporte seguro das crianças. “É fundamental para reduzir o risco de morte em acidentes ou na desaceleração repentina do veículo”, aconselhou.

 

Uso correto

O Instituto Nacional de Meteorologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recomenda aos pais e responsáveis que façam a instalação das cadeirinhas de forma correta. De acordo com o Inmetro, é fundamental seguir todas as orientações contidas nos manuais para evitar surpresas desagradáveis.

Há pelo menos 90 modelos e marcas diferentes do produto no mercado e nem todos dispõem de um manual adequado para a instalação e o uso do equipamento.

Para bebês de até 1 ano de idade, deve-se usar o dispositivo de retenção chamado bebê conforto conversível, em que a criança fica de costas para o banco do motorista. Crianças de 1 a 4 anos devem usar a cadeirinha e as que têm entre 4 e 7 anos e meio utilizam o assento de elevação em automóveis.

O Inmetro lançou uma gravação em vídeo orientando o uso correto das cadeirinhas. O vídeo faz parte de uma série com orientações sobre o uso dos principais produtos com selo do instituto.

 

 


 Fonte:
Agência Brasil

 



06/02/2012 11:25


Artigos Relacionados


Uso das cadeirinhas para criança em automóveis reduz em 23% mortes no trânsito

Cai 63% o número de mortes no trânsito em SP

Número de acidentes de trânsito em feriados diminui

Número de mortes no trânsito cai 57% após lei seca

Feriado de Páscoa teve queda de 47% no número de mortes por acidente de trânsito

Humberto Costa comemora redução no número de mortes no trânsito em Pernambuco