Os 50 anos de Brasília são destaque na programação da Rádio Senado



O programa Reportagem Especial, da Rádio Senado, inicia neste fim de semana a apresentação de uma série de matérias em homenagem ao aniversário de 50 anos de Brasília. A primeira reportagem trata da escolha do plano urbanístico de Brasília, do arquiteto Lúcio Costa. A jornalista Márcia Torelly conta como a iniciativa da criação da cidade, inaugurada em 21 de abril de 1960, motivou o desenvolvimento de novidades também no campo da arquitetura e do urbanismo.

O programa, já disponível na internet (1ª parte; 2ª parte), será veiculado nesta sexta-feira (2), às 18h, e reprisado no sábado, às 10h, e no domingo, às 17h.

Os 50 anos de Brasília também são o tema do programa Autores e Livros, que passa a apresentar programas em homenagem escritores locais ou sobre livros que falem da capital. O primeiro convidado é o padre José Carlos Brandi Aleixo, que também é professor do Departamento de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (UnB). Ele vai falar sobre um de seus livros mais recentes: Relações entre Brasil e Filipinas. O programa vai ao ar ao sábado (3), às 15h, com reprise no domingo (4), às 9h.

Brasília é tema ainda do Sintonia Ambiental, que vai abordar a arborização de três capitais planejadas no Brasil: a federal, Goiânia e Belo Horizonte. Ednilson dos Santos, engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente de Belo Horizonte e diretor da Associação Brasileira de Arborização Urbana, falará sobre a arborização da capital de Minas. Sobre a capital goiana, vai falar o gerente de Arquitetura e Engenharia Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do município, Antonio Esteves. E, sobre o plano de arborização de Brasília, será ouvido Raimundo Moreira Lima, chefe da Divisão de Agronomia do Departamento de Parques e Jardins da Novacap.

O programa vai ao ar pela Senado FM neste sábado, às 7h30.

Já o Entrevista Especial aborda o debate sobre o novo Código de Processo Penal, que deverá ser votado em abril pelo Plenário do Senado. Os senadores vão analisar o texto substitutivo apresentado pelo relator, senador Renato Casagrande (PSB-ES), ao projeto de lei original apresentado pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

O programa irá saber de parlamentares e especialistas como o novo código irá repercutir no cotidiano das pessoas, se ele dará agilidade à Justiça e quais as contribuições o Senado tem dado para modernizar da legislação penal e cível. Irá ao ar na segunda-feira (5), às 12h.

Também as novas regras para as eleições 2010 estarão na programação da Rádio Senado esta semana. O Fique por Dentro da Lei vai conversar com o ministro Arnaldo Versiani, relator, no Tribunal Superior Eleitoral, das novas regras para as eleições de outubro. O programa vai ao ar na Senado Ondas Curtas nesta terça-feira (6), às 8h.

O Prosa e Verso apresenta, pela Senado FM, o conto Uma Audiência Particular Com o Papa, de Marco Antunes, neste sábado, às 9h, com reprise no domingo, às 16h. O conto traz o encontro entre um Papa em crise, um cardeal conservador e um jovem padre, nos aposentos papais. Os três são a mesma pessoa, em tempos diferentes.

Música

O Escala Brasileira, que vai ao ar no sábado às 20h, com reprise na quinta-feira (8), às 23h, aborda o primeiro disco da cantora e compositora Ellen Oléria, Peça. Nascida em Brasília, Ellen é atriz formada pela UnB e mistura funk, samba, pop e hip hop com performances jazzísticas.

O Brasil Regional, que vai ao ar na Senado FM no domingo, às 8h, com reprise na segunda-feira às 23h, enfoca o melhor disco instrumental de 2008 para o Prêmio Açorianos: trata-se de Pampa y Piano, de Bethy Krieger. Na obra, a autora reúne nove composições que representam um painel de sua produção musical, com temas inspirados no pampa. A compositora também busca beber em outras fontes, como em Vip, um maracatu com forte influência de Hermeto Paschoal.

O Conexão Senado estreia novo horário na Senado FM nesta segunda-feira, às 7h. A Rádio Senado divulgou que o novo horário "faz parte da estratégia de atingir um público diferenciado, que ouve rádio no início da manhã e que se desloca para o trabalho, as escolas e as universidades". O programa ganha meia hora a mais, passando a terminar às 8h30. Com essa mudança de horário, saem da grade da emissora os programas Senado Economia, Estação da Mídia, Pergunte ao Doutor, Sintonia Ambiental, Visão Política e Viver da Terra. Os programas Comentário Econômico e Comentário Internacional passam a fazer parte do Conexão Senado.



31/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Os 20 anos da Constituição em destaque na programação da Rádio Senado

Perspectivas para 2009 são destaque na programação da Rádio Senado

Balanço das eleições municipais é destaque na programação da Rádio Senado

Exploração do petróleo na camada pré-sal é destaque na programação da Rádio Senado

Programação cultural é destaque da Rádio Senado neste fim de semana

Músico grego é destaque na programação de fim de semana da TV Senado