Ovinocultura de leite é apontada como alternativa de renda rural



Em debate promovido pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), o diretor-presidente da Companhia Brasileira de Lácteos (CBL), Acari Luis Menestrini, apontou o crescimento da ovinocultura de leite em Santa Catarina como responsável pela melhoria de renda das famílias envolvidas na atividade. O preço do leite de ovelha, observou ele, é 2, 3 vezes superior ao obtido com o leite de vaca, além de a ovinocultura permitir uma utilização mais eficiente das unidades familiares de produção.

- A atividade, que permite a inclusão dos pequenos produtores no processo produtivo, envolve mais da metade dos estabelecimentos rurais do oeste de Santa Catarina - informou ele.

Ao falar aos senadores, Menestrini lembrou que, além do leite, a ovinocultura também produz carne, lã e peles. Ele classificou como "um absurdo" o fato de o Brasil importar 60% da carne de ovelha consumida no país. Para o especialista, o aumento da produção nacional depende da ampliação de investimentos da atividade, como a maior disponibilização de recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para as propriedades rurais ligadas à ovinocultura.

- Queremos resgatar os pastores de ovelhas e dinamizar a produção de leite, carne e lã. Acreditamos que o Brasil será, em breve, o maior produtor e exportador de leite do mundo - afirmou ele, ao elogiar o apoio da CRA para o avanço da ovinocultura no país.

Organização

No mesmo sentido, Paulo Afonso Schwab, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), destacou a importância do debate para fortalecer a organização do setor

- Estamos tentando juntar os elos de uma cadeia produtiva ainda inexistente. É o produtor tentando se organizar - disse, ao informar que a ovinocultura está entre os segmentos agrícolas que mais crescem no Brasil.

Schwab também apontou a necessidade de o Brasil deixar de ser importador de carne ovina e passar a ocupar maior espaço no mercado internacional. Conforme observou, o país reúne grande potencial para o avanço da atividade, a partir das condições brasileiras de clima, solo e disponibilidade de área. Ele também destacou que o Brasil possui um importante estoque de raças, com os melhores materiais genéticos do mundo.

- Temos que fazer nosso dever de casa e aumentar nosso rebanho. Não podemos nos dar ao luxo de importar algum produto que podemos produzir aqui e até exportarmos - opinou ele.

Para Schwab, é preciso mudar a cultura de que a criação de ovelhas se destina apenas à produção de lã. Conforme observou, o país deve aproveitar o crescimento de demanda por alimentos e investir no segmento, para melhor competir no mercado de carne e leite de ovelha. Para tanto, disse, é essencial ampliar e qualificar a assistência técnica disponibilizada aos agricultores.



10/07/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Onyx propõe criação de programa social como alternativa à crise do leite

DISTRIBUIÇÃO É APONTADA COMO O PONTO FRACO DO CINEMA BRASILEIRO

Estabilidade democrática é apontada como principal conquista dos 20 anos da Constituição federal

Disputa estadual sobre ICMS é apontada como maior flagelo da economia

Assentadas da PB buscam alternativa de renda para enfrentar estiagem

Criação de peixes em represas de hidrelétricas é alternativa de renda para ribeirinhos