Paim destaca aprovação de creche gratuita para crianças de até cinco anos



O senador Paulo Paim (PT-RS) registrou a aprovação, pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), de substitutivo do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) ao projeto de lei de sua autoria que garante assistência gratuita em creches e pré-escolas para crianças entre zero e cinco anos, filhas e dependentes de trabalhadores urbanos e rurais. A proposição foi aprovada na manhã desta quinta-feira (1º), em decisão terminativa.

O projeto (PLS 298/03), segundo seu autor, visa a regulamentar o artigo 7º da Constituição e pretende obrigar empresas com mais de 70 empregados a oferecer o auxílio gratuito. Os gastos poderão ser deduzidos na parcela do Imposto de Renda sobre o Lucro Líquido até o montante de R$ 1.400,00 por ano, por dependente.

- Entendo que o dever de prestar educação à criança não é exclusivo do estado, mas dos demais segmentos da sociedade. Segundo recente pesquisa, das 13 milhões de crianças do país na faixa etária entre zero e três anos, apenas 11,7% têm acesso a creches. Somente 6% recebem atendimento público. É uma estatística lamentável. O país que investe em educação é um país que acredita no potencial do seu povo e na importância política do processo educativo - afirmou Paulo Paim.

O senador pelo Rio Grande do Sul também destacou que, se estivesse vivo, o ex-presidente da República João Goulart estaria completando 89 anos nesta quinta-feira (1º). Ele classificou Jango, junto com o ex-governador Leonel Brizola, como dois dos maiores líderes que o Brasil já possuiu. Paulo Paim também aplaudiu o acordo firmado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Tabaré Vázquez, do Uruguai, para a construção de uma segunda ponte sobre o rio Jaguarão, na fronteira entre os dois países.

01/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Governo inicia campanha para vacinar crianças de até cinco anos

Com programação gratuita, Museu do Futebol comemora cinco anos neste domingo

1,1 milhão de crianças de até cinco anos já atualizaram vacinação

Paulo Paim destaca atuação do Itamaraty no caso das crianças levadas para o Paraguai

Flávio Arns lembra que escolas têm de aceitar matrículas no ensino fundamental de crianças com cinco anos

Cidade mineira ganha creche para atender 140 crianças