Paulo Paim destaca atuação do Itamaraty no caso das crianças levadas para o Paraguai



O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou sua satisfação com o bom andamento do caso da senhora Genilma Boehler, que teve seus dois filhos menores seqüestrados pelo próprio pai e levados para o Paraguai. Paim disse ter recebido informações do chanceler Celso Amorim de que as crianças estarão de volta em breve ao Brasil.

Paim lembrou que o Itamaraty tomou providências imediatas em favor da mãe,  e que as gestões do governo brasileiro a dois ministros paraguaios chegaram ao próprio presidente da República, Nicanor Duarte. O senador informou que já há uma decisão judicial de uma juíza paraguaia em favor de Genilma Boehler, e que a repatriação das crianças ao Brasil depende apenas de uma demora burocrática.

Os meninos Guillermo, de dez anos e Arturo, de seis foram levados pelo pai, Eri Villalba, de São Bernardo do Campo (SP) para o Paraguai, sem o consentimento da mãe, no dia  4 de fevereiro. A mãe fez gestões junto à Justiça paraguaia e obteve uma decisão judicial favorável, expedida por uma juíza de Ciudad Del Leste (Paraguai), mas as autoridades policiais locais não se mostravam dispostas a cumpri-la.

O senador relatou que, na semana passada, integrantes da sociedade civil e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com Fóruns Estaduais num total de mais de 50 entidades, divulgaram uma moção de apoio e solidariedade à luta que vem sendo empreendida por Genilma Boehler.

Segundo o senador, as determinações da Justiça paraguaia não vinham sedo cumpridas em instâncias inferiores, mais precisamente pela Polícia Nacional do Paraguai, onde alguns de seus membros ligados por grau de parentesco ao pai das crianças, estariam protelando a execução do mandado de busca e apreensão dos menores.

- Com a intervenção do Itamaraty e a determinação do próprio presidente Nicanor Duarte, o caso deve ser resolvido a contento em poucos dias, da mesma forma com que foi solucionado o caso do menino Iruan, que estava detido em Taiwan e hoje vive feliz ao lado de sua avó, em Canoas [RS] - disse o senador.



13/10/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Caso do iraniano acusado de abusar de crianças está encerrado, diz Itamaraty

Paim destaca ação afirmativa do Itamaraty

Lobão destaca atuação dos voluntários em favor das crianças

Paim destaca aprovação de creche gratuita para crianças de até cinco anos

Paulo Paim faz balanço de sua atuação parlamentar em 2012

Paulo Paim cobra agilidade em julgamento do caso Aerus