Paim discute promoção da igualdade racial



-A construção da igualdade é de interesse de brancos e negros. A edificação de um país melhor, de um mundo melhor, passa por essa igualdade.- A afirmação é do 1º vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS), que recebeu nesta quarta-feira (16) Sérgio Coelho, representante da Coordenação das Entidades do Movimento Negro (Conen). Eles conversaram sobre a evolução do Brasil na superação do preconceito e do racismo.

Também foi tema da conversa a Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, órgão criado no mês passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para dar seqüência prática às políticas governamentais de superação das desigualdades. Autor do projeto de Estatuto da Igualdade Racial, o senador definiu essa secretaria, que tem caráter de ministério, como um avanço na construção de um país mais justo.

Para Paim, a secretaria é quase uma revolução na história brasileira, pois é a primeira vez que o país tem um ministério voltado para os interesses da comunidade negra e engajado na luta contra o preconceito e o racismo.

Ao final da audiência, o senador informou que, no dia 13 de maio, o Senado realizará um seminário para discutir mudanças para o país, como as reformas tributária e previdenciária, a inclusão social e a desigualdade racial. Ele disse que a Conen participará do seminário, assim como a ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial; o ministro Tarso Genro, da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social; e o ministro Ricardo Berzoini, da Previdência Social.

De acordo com o senador, nesse seminário também será discutido seu projeto de Estatuto da Igualdade Racial, apresentado há cinco anos na Câmara dos Deputados e que aguarda votação definitiva. Ele espera que, até o dia 20 de novembro, o presidente da República o sancione.

- Este é um momento rico para discutirmos cada vez mais políticas de inclusão social, principalmente da comunidade negra - afirmou.

Já Sérgio Coelho disse que a secretaria criada pelo governo é importante não só para a história do movimento negro, mas para a história da própria sociedade brasileira, na sua luta por um resgate histórico, por dignidade e por igualdade. Ele agradeceu a Paulo Paim seus esforços para que a comunidade negra amplie espaços em sua luta por igualdade.



16/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim destaca avanços na promoção da igualdade racial

Paim recebe relatório de atividades da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial é regulamentado

Fundo de Promoção da Igualdade Racial aguarda decisão na CCJ

Promoção da igualdade racial é linha temática do Proext 2015

Seppir lança ferramenta para promoção da igualdade racial