Paim faz balanço de sua participação no Fórum Social Mundial



Durante o Fórum Social Mundial (FSM), realizado na região metropolitana de Porto Alegre no período de 25 a 29 de janeiro, o senador Paulo Paim (PT-RS) fez uma palestra sobre o fim do fator previdenciário, o aumento das aposentadorias e pensões e a previdência social. No mesmo evento, realizado em Canoas, ele também falou sobre o Estatuto do Idoso.

- Tive o privilégio de participar de várias atividades. O debate em torno do projeto "Cantando as diferenças" foi o evento que abriu a jornada de programação na cidade de Canoas. Esta proposta tem entre seus objetivos o combate a qualquer tipo de discriminação, tendo como ferramentas-base os estatutos do Idoso, da Pessoa com Deficiência, da Igualdade Racial e o da Criança e do Adolescente - afirmou Paulo Paim.

O senador pelo Rio Grande do Sul destacou que o Fórum Social Mundial reuniu mais de 35 mil pessoas nas 915 atividades realizadas em Porto Alegre e nas cidades gaúchas de Canoas, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga. A coordenação do evento registrou a presença de representantes de 39 países. Do total de participantes, 60% foram mulheres e 27% jovens.

De volta a Brasília, Paulo Paim discutiu com dirigentes da Força Sindical, no quarto seminário internacional da entidade, temas como a redução da jornada de trabalho para 40 horas e a manutenção dos direitos trabalhistas. Ele também informou que as centrais sindicais e confederações, federações e sindicatos de trabalhadores estão realizando na capital do país uma manifestação pela aprovação da PEC 75/03, proposta de emenda Constitucional de sua autoria em parceria com o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que reduz a jornada de trabalho semanal para 40 horas.

Outro evento do qual o senador Paim participou foi de uma reunião patrocinada por seis centrais sindicais brasileiras, pelo Fórum Sindical dos Trabalhadores, pela Federação Sindical Mundial e pela Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas. O tema foi uma pauta unificada em defesa dos interesses da classe trabalhadora. Na reunião, Paulo Paim explicou o PLS 89/07, de sua autoria, que prevê que 5% do lucro das empresas seja repartido entre seus empregados.

Haiti

Paulo Paim também registrou ter encaminhado voto de pesar pela morte da médica Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, e dos militares brasileiros que atuavam na força de paz da ONU, vítimas do terremoto que atingiu o Haiti no mês passado. Em aparte, o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), autor de um requerimento propondo uma sessão especial do Senado para homenagear a fundadora da Pastoral da Criança e os soldados brasileiros, observou que a tragédia sensibilizou o país.



02/02/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fórum Mundial da Água: debatedores fazem balanço positivo de participação brasileira

Fórum Social Mundial 2011 começa no domingo (6) com participação do Brasil

José Nery que ampliar participação parlamentar no Fórum Social Mundial

Inácio Arruda relata participação em Fórum Social Mundial no Senegal

Azeredo repudia veto à participação de Fortunati no Fórum Social Mundial

Paim relata resultados do Fórum Social Mundial Temático